“A UNIVERSIDADE ME FORTALECEU E EU PASSEI ISSO PARA MUITAS GURIAS!”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.98-124

Palavras-chave:

colonialidade, mulheres indígenas universitárias, Ensino Superior, visibilidade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar a presença das mulheres indígenas universidade federal do sul do Brasil, apontando a importância da visibilidade na construção de uma ciência decolonial e interseccional. O Ensino Superior confere a essas mulheres a possiblidade de estarem em um lugar outro que não o espaço doméstico, privado para o qual teriam nascido, considerando todos os aspectos culturais que delimitam os papeis desempenhados por homens e mulheres nas comunidades indígenas, enquanto resquícios da colonialidade de gênero. Por meio de uma investigação narrativa, entendida como o estudo da experiência, entrevistamos acadêmicas indígenas de cursos de graduação da IFES, evidenciando que estar na universidade, com efeito, torna as mulheres indígenas visíveis, fortalecendo não apenas a luta por direitos iguais entre homens e mulheres, mas também a causa indígena e a sua luta pelo território.

Biografia do Autor

Karina Ribeiro da Silva Molina, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Eduacação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Licenciada em Letras Português/ Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG desde 2008, exercendo suas atividades, atualmente, na Secretaria de Integridade, Transparência e Controle Social - SITC, como Ouvidora. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - Gese, atuando principalmente nos seguintes temas: ações inclusivas e afirmativas, relações étnico-raciais e feminismos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5923285929819156.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Pós-Doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0516745823012125.

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

Molina, K. R. da S., & Ribeiro, P. R. C. (2024). “A UNIVERSIDADE ME FORTALECEU E EU PASSEI ISSO PARA MUITAS GURIAS!”. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 98–124. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.98-124