EDUCAÇÃO ENQUANTO SABEDORIA DE VIDA PARA TODOS E TODAS: DIMENSÃO SOCIOPOLÍTICA

Autores

  • Gabrieli Schaffer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen
  • Claudionei Vicente Cassol Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.17-35

Palavras-chave:

educação para todos e todas, ética, educação integral, biosofia.

Resumo

A educação enquanto campo de pesquisa e ação permanente, opera no sentido do acompanhamento intelectual, cognitivo e afetivo do desempenho dos/as alunos/as e dos reflexos nos seus futuros. Uma educação de qualidade científica e humanista para todos e todas, com o intuito de formar cidadãos e cidadãs críticos, ativos, participativos, está além da mera preparação para avaliações formais; é uma educação que inquieta, faz pensar e planejar novos modos de aprender e ensinar. Por que pensar em uma educação de formação integral para todos e todas? Que relevância tem para a formação dos indivíduos? A temática da educação para todos e todas, o acesso universalizado a ela, a permanência, a construção e conquista do conhecimento, são problemas que perpassam diferentes momentos históricos no Brasil. Esse texto tem o objetivo de debater a procrastinação no enfrentamento a situações históricas de descaso com o campo educacional e pedagógico e dialoga com diferentes autores/as, como Arroyo (2014), Paulo Freire (2021 e 2022), Morin (2015) e Savater (2012), assumindo uma perspectiva hermenêutico-crítica de cunho bibliográfico.

Biografia do Autor

Gabrieli Schaffer, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen

Mestranda em Educação URI-FW, bolsista CAPES. Licenciatura em Pedagogia URI-FW. Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Docência no Ensino Superior UNIASSELVI. Professora da rede municipal de Três Passos. Integrante do Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), URI-Frederico Westphalen.

Claudionei Vicente Cassol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen

Doutor em Educação nas Ciências – PPGEC – Unijuí (Bolsa PROSUC/CAPES). Professor na URI – Frederico Westphalen-RS e no CEEDO – Cerro Grande-RS. Integrante do Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), URI-Frederico Westphalen, Integrante do NEPPES (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior), Integrante da RICET (Rede Internacional de Cidades que Educam e Transformam) e integrante da Redyala (Rede Latino Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais).

Referências

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

Schaffer, G., & Cassol, C. V. (2023). EDUCAÇÃO ENQUANTO SABEDORIA DE VIDA PARA TODOS E TODAS: DIMENSÃO SOCIOPOLÍTICA. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 17–35. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.17-35