AUTOAVALIAÇÃO DO(A) EGRESSO(A) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (PPGE) – UERN/CAMPUS PAU DOS FERROS: DA FORMAÇÃO RECEBIDA ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.183-208Palavras-chave:
autoavaliação, egresso, ensino.Resumo
O presente artigo tem como foco a autoavaliação do(a) egresso(a) sobre a formação acadêmica e profissional ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros (CAPF). A metodologia utilizada combinou a revisão da literatura e o estudo de documentos oficiais da Capes com a pesquisa empírica realizada em março de 2020, por meio da aplicação de questionário com 108 egressos do curso de Mestrado em Ensino. O questionário, ao mesmo tempo que serviu para a coleta de dados da pesquisa, foi também instrumento de acompanhamento dos egressos, mediado pelo processo de confronto de ideias, justificativa de posições e construção de saberes. Os resultados obtidos enfatizam a importância da autoavaliação como instrumento que contribui para identificar pontos positivos e fragilidades do Programa, permitindo planejar ações cada vez mais comprometidas com a formação por ele ofertada. Para os egressos participantes da pesquisa, o PPGE exerce um papel estratégico na formação e na sua atuação profissional, implicando em mudanças e reflexões na sua vida pessoal e seu trabalho pedagógico.
Referências
CAPES. Relatório Grupo de Trabalho. Relatório apresenta a proposta de uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação. Brasília-DF: CAPES, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli; FÁVERO, Osmar; CANDAU, Vera Maria F. Documento: o modelo de avaliação da CAPES. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 137-144, jan/fev/mar/abr. 2003.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
KUENZER, Acacia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, set/dez. 2005.
LEITÃO, Cleide Figueiredo. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 25-39, set/out/nov/dez. 2004.
LÜDKE, Menga; RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães; PORTELLA, Vanessa Cristina Máximo. O mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 16, 30 abr. 2012.
MACCARI, Emerson Antonio; TEIXEIRA, Gislaine Cristina dos Santos. Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de programas de pós-graduação stricto-sensu. Revista de Administração da UFSM, v. 7, n. 1, p. 101-116, mar. 2014.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Educa, 2002.
RÉGNIER, Jean-Claude. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, v. 3, n. 6, p. 53-68, mai/ago. 2002.
SANTOS, Simone Cabral Marinho dos et al. Plano de ação de avaliação e autoavaliação do PPGE. Pau dos Ferros: UERN/CAPF, UFERSA, IFRN, 2020. 45p
SANTOS, Simone Cabral Marinho dos Santos et al. Relatório de Avaliação e Autoavaliação do PPGE/UERN/CAPF (Quadriênio 2017-2020). Pau dos Ferros: UERN/CAPF, UFERSA, IFRN, 2021a. 230p.
SANTOS, Simone Cabral Marinho dos et al. Itinerários formativos do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN): Pesquisa, Nucleação e Visibilidade. In: ALMEIDA, José Joelson Pimentel; WARTH, Edson Jorge (Org.). Educação Matemática e Ensino de Ciências: trajetórias e desdobramentos de grupos de pesquisa da região Nordeste [Livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2021b.
SILVA, Taysa Kelly da. Formação de professores e educação básica: percepção dos(as) egressos(as) do Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN/Campus Pau dos Ferros). 2020. 216f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Pau dos Ferros, Pau dos Ferros-RN, 2020.
SORDI, Maria Regina Lemos. Entendo as lógicas da avaliação institucional para dar sentido ao contexto interpretativo. In: BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Avaliação: políticas e práticas. Campinas-SP: Papirus, 2002. p. 65-81.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.