PERCEPÇÕES DOCENTES E PRÁXIS PEDAGÓGICA PERMEADAS PELAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: UM RETRATO DE DISPARIDADES E DESAFIOS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.03-19

Palavras-chave:

Percepção docente. Práxis pedagógica. Tecnologias e mídias digitais. Desafios. Disparidades.

Resumo

O presente texto propõe-se a compreender a percepção de docentes acerca do uso de tecnologias e mídias digitais na práxis pedagógica. Para tanto, utiliza-se um formulário online disponibilizado no ano de 2021, com questões respondidas por docentes de diferentes regiões brasileiras; trata-se, portanto, de um estudo exploratório, de cunho quanti-qualitativo. Logo, recorre-se ao aporte teórico de autores que tematizam a Educação e, de modo específico, a utilização de tecnologias e mídias digitais na práxis pedagógica: Freire (1967, 1987, 1996, 2001), Saviani (2005), Castells (1999), Sibilia (2012), entre outros. Conclui-se que os docentes incorporam as tecnologias e mídias digitais às práticas pedagógicas, mesmo que existam empecilhos e disparidades no acesso aos aparatos tecnológicos em diferentes realidades educativas. Espera-se contribuir à área da Educação, enfaticamente às Mídias e a Educação, considerando a percepção de docentes, suas formações e contextos.

Biografia do Autor

Lidiane Cossetin Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Letras (UNIOESTE); Mestre em Letras (UNIOESTE/2021) - Linguagem e Sociedade; e Graduada em Letras - Português/Espanhol (UNIOESTE/2018). É especialista em Mídias Digitais para a Educação (UFMT/2022) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER/2020). Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais (UNINTER). É membro dos grupos de pesquisas "Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens" (UNIOESTE/2019) e "Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade" (UFGD/2021). Seus estudos voltam-se às Literaturas, Artes, Culturas e Sociedades Latino-americanas, tal como suas Línguas, Linguagens e Expressividades. Com mesmo afinco, estuda e dedica-se enfaticamente como Artista Visual desde 2005 e Escritora desde 2018.

Márcia Cossetin, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2017), Mestre em Educação (2012), Especialista em História da Educação Brasileira (2008) e Graduada em Pedagogia (2005), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora Adjunta no Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História –ILAACH na Universidade Federal da Integração Latino-Americana –UNILA. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. 

Referências

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Alves, L. C., & Cossetin, M. (2023). PERCEPÇÕES DOCENTES E PRÁXIS PEDAGÓGICA PERMEADAS PELAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: UM RETRATO DE DISPARIDADES E DESAFIOS EDUCACIONAIS. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 3–19. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.03-19