PERCEPÇÕES DOCENTES E PRÁXIS PEDAGÓGICA PERMEADAS PELAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: UM RETRATO DE DISPARIDADES E DESAFIOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.03-19Palavras-chave:
Percepção docente. Práxis pedagógica. Tecnologias e mídias digitais. Desafios. Disparidades.Resumo
O presente texto propõe-se a compreender a percepção de docentes acerca do uso de tecnologias e mídias digitais na práxis pedagógica. Para tanto, utiliza-se um formulário online disponibilizado no ano de 2021, com questões respondidas por docentes de diferentes regiões brasileiras; trata-se, portanto, de um estudo exploratório, de cunho quanti-qualitativo. Logo, recorre-se ao aporte teórico de autores que tematizam a Educação e, de modo específico, a utilização de tecnologias e mídias digitais na práxis pedagógica: Freire (1967, 1987, 1996, 2001), Saviani (2005), Castells (1999), Sibilia (2012), entre outros. Conclui-se que os docentes incorporam as tecnologias e mídias digitais às práticas pedagógicas, mesmo que existam empecilhos e disparidades no acesso aos aparatos tecnológicos em diferentes realidades educativas. Espera-se contribuir à área da Educação, enfaticamente às Mídias e a Educação, considerando a percepção de docentes, suas formações e contextos.
Referências
BARBOSA, Alexandre F. (Coord.). Banda larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e da qualidade das conexões à Internet. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/Estudo%20Banda%20Larga%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge. BARROS, Antonio. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 62-82.
GIL, Antonio Carlos. Questionário. In: GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 121-135.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MIRANDA, Antonio. Sociedade da informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 78-88, maio/ago. 2000.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. Ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.