FORMAÇÃO DE CONCEITOS E DO PENSAMENTO TEÓRICO COMO OBJETO DO DESENVOLVIMENTO NA ATIVIDADE DE ESTUDO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.174-193Palavras-chave:
Atividade de estudo. Formação de conceitos. Pensamento teórico.Resumo
No contexto do desenvolvimento humano nos deparamos com questões importantes referentes a formação dos conceitos e do pensamento teórico. Nesta discussão procuramos identificar no processo de desenvolvimento do pensamento, quais são as suas formas de generalizações e como elas transitam para novas formas de existência, transformando-se assim, em novos tipos de generalizações. Como aporte teórico, nos fundamentamos em Vigotsky (1995, 2000), Davidov (2020), Sforni (2004), Leontiev (2010), Ilyenkov (2007), dentre outros pensadores da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento do pensamento. Por meio de pesquisa bibliográfica foi possível analisarmos os conceitos trazidos pelos autores, assim como o movimento do desenvolvimento da atividade dos escolares. Na medida em que avançamos nos estudos podemos destacar as implicações do desenvolvimento do pensamento teórico para os estudantes. E com isso, fazer a crítica à atividade escolar que está sendo proposta pela Educação atualmente, na qual o ensino está pautado na transmissão e memorização dos conteúdos e que vai de encontro à proposta da Teoria Histórico-Cultural que estuda o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afim de desenvolverem o pensamento teórico e assim superar tais práticas docentes.
Referências
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (orgs). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p.171 a 192.
DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V. CARDOSO, C. G. C. AMORIN, P. A. P. (org). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V.V. Davidov e V.V. Repkin – Livro 1. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020.
ILYENKOV, E.V. Nossas escolas devem ensinar a pensar! In: Journal of Russian and East European Psychology, vol. 45, no. 4, July–August 2007, pp. 9–49.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. p. 59-83
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Relações entre o desenvolvimento infantil e o planejamento de ensino. In: MARTINS, L. M., DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
MELLO, Suely. Amaral. A Escola de Vygotsky. IN:CARRARA, K. (org). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
MESQUITA, A. M. Os Conceitos de atividade e necessidade para a escola nova e suas implicações para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
MILLER, Stella. Apresentação: Atividade de estudo e prática docente: entre a teoria e a prática, a busca de caminhos possíveis para um processo pedagógico transformador. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 598–610, 2022. DOI: 10.14393/OBv5n3.a2021-59154. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/59154. Acesso em: 19 jul. 2022.
SANTOS, Adriana Regina de Jesus, ARAÚJO, Angélica Lyra de, ARAÚJO, João Fernando de. Política Curricular de Formação de Professores/as da Educação Infantil e do Ensino Fundamental: uma análise crítica da BNC das Licenciaturas. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 4, 2021, p. 229-251. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/534. Acesso em: 07 set 2021.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed.- Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
________. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. p. 143-155. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.
________. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SFORNI, , Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: Junqueira e Marin, 2004.
SFORNI, Marta Sueli de Faria; SERCONEK, Giselma Cecília; LIZZI, Maria Sandreana Salvador da Silva. Atividade de estudo e organização do trabalho docente. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 611–629, 2021. DOI: 10.14393/OBv5n3.a2021-59155. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/59155. Acesso em: 16 jan. 2022.
SILVESTRE, Andréia Andreóli. A formação do pensamento teórico na teoria do ensino desenvolvimental: contribuições para o ensino de química. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento da linguagem. BEZERRA, P. (trad.) São Paulo: Martins Fontes, 2000.
________. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1995. v. 3.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.