Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Ciências Humanas (RCH) – Educação é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/URI/FW), tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área de Ciências Humanas como foco em Educação.

Na sua política editorial, a RCH define-se como uma publicação periódica eletrônica quadrimestral, que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional, que investiguem questões de interesse do campo das Ciências Humanas e da Educação, abrangendo, portanto, temáticas relevantes, atualizadas, de cunho científico e empírico de interesse da comunidade científica, a qual o periódico se destina.

Como objetivos, a RCH visa promover, na comunidade acadêmica, reflexões científicas relacionadas à área de Ciências Humanas, as quais tratem de temáticas inerentes ao campo educacional, envolvendo tópicos de todos os níveis e fases da educação, tanto formal como não-formal, bem como a formação inicial e continuada de professores. Objetiva também contribuir na formação do pesquisador da área de Educação, cuja base teórica esteja no eixo das Ciências Humanas, por meio da divulgação e disseminação de investigações concluídas e ou em andamento, por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.

O periódico recebe artigos, ensaios, relato de experiências, resenhas, entrevistas e documentos históricos. A produção científica é de responsabilidade exclusiva dos autores, as opiniões e julgamentos deles não expressam necessariamente aqueles relativos ao Conselho Científico.

Como a avaliação dos manuscritos é feita às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes a verificação para que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. A Revista de Ciências Humanas não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem esta norma.

Os trabalhos a serem submetidos nas seções da RCH devem ser originais, inéditos, de reconhecido interesse acadêmico, e não podem ter sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas. A RCH aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos são apreciados pelos editores e dois consultores ad hoc, em caso de pareceres antagônicos, pelo Conselho Científico. São considerados para avaliação apenas os trabalhos que atendem às normas da revista e que são encaminhados pelo sistema eletrônico de acesso ao periódico.

O Editor Chefe em conjunto com o Editor Adjunto e Editor Técnico-Científico da Revista de Ciências Humanas, realizam pré-avaliação dos manuscritos com objetivo de verificar se os trabalhos submetidos ao periódico atendem às políticas editoriais da revista. Os trabalhos aprovados pelos editores são encaminhados para apreciação de, no mínimo, dois consultores ad hoc.

O consultor ad hoc é indicado tanto pelo Editor quanto pelo Coordenador do Conselho Científico e aprovado pelo Conselho Científico para emitir parecer sobre um dado manuscrito, submetido para uma das seções da Revista de Ciências Humanas.

Os textos são analisados pelo sistema duplo cego, garantindo-se o anonimato de autores e consultores ad hoc no processo de avaliação. Quando há pareceres distintos quanto à recomendação de publicação, o editor indica um terceiro membro do Conselho Editorial Científico para avaliar o trabalho, mantendo-se o anonimato dos/as autores/as.

Os consultores ad hoc são doutores e/ou mestres doutorandos, com produção científica na área de Educação e de diferentes instituições de Educação Superior nacionais e internacionais. Eles avaliam os textos e emitem parecer descritivo atendendo aos seguintes critérios: originalidade, relevância e ineditismo do tema; contribuição para a área educacional; qualidade técnica, do texto e da apresentação e adequação teórico-metodológica. O texto pode ser devolvido ao(s) autor(es), caso os consultores ad doc sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres dos consultores ad hoc, o texto é encaminhado ao Conselho Científico.

O Conselho Científico é constituído de, no mínimo, dez membros com titulação mínima de doutorado e produção científica na área de educação com ênfase em formação de professores e/ou políticas educacionais oriundos de diferentes instituições de ensino superior com programas de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil e de outros países de língua portuguesa e/ou espanhola.

A aceitação final depende dos seguintes critérios: recomendação dos consultores ad hoc e dos editores; efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) quando indicados pelos avaliadores ou editores; adequação às normas da revista; apresentação de Declaração de Revisão de Texto (correção ortográfica e gramatical) emitida por profissional com formação na área de Letras. É necessário indicar o nome, a formação/instituição e o e-mail.

Periodicidade

Periódico Quadrimestral (a partir de 2018), com edições em abril, agosto e dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

É permitida a reprodução dos artigos publicados para finalidades de ensino e pesquisa.

 

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A Revista de Ciências Humanas - RCH, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

A Revista de Ciências Humanas - Educação (URI/FW) dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma preocupação crucial da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na RCH - Educação. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. 

As pesquisas que envolvam a participação de seres humanos devem vir acompanhadas de documento de apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde os pesquisadores estão vinculados, ou qualquer outro órgão competente, o qual tenha autorizado a realização da pesquisa.

Antes da avaliação pelos árbitros, os artigos são examinados com o auxílio de um software pela equipe editorial para a identificação de plágio e/ou autoplágio. Caso seja identificado plágio e/ou autoplágio o manuscrito é rejeitado.

Para trabalhos publicados previamente em evento, a equipe editorial recomenda informar no momento da submissão, se for o caso, que uma versão preliminar do artigo já foi publicada em anais de evento ou se foi aprovada para publicação em anais de evento. A RCH aceita somente versões consideravelmente ampliadas e revisadas em que se julga ter novidades que justificariam a avaliação pelos árbitros.

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2017-2020)

Classificação Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar.

 

DOI - Digital Object Identifier

A partir de 2018, a Revista de Ciências Humanas adquiriu o seu número do DOI. Sendo assim, a RCH identifica seus artigos através deste número.

 

Histórico do periódico

A Revista de Ciências Humanas (RCH), ISSN 1981-9250, foi criada em 2000, vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação e sediada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW).

A RCH é uma publicação eletrônica periódica quadrimestral que se dedica à socialização da produção científica nacional e internacional. Tem por objetivo divulgar a produção científica na área de Ciências Humanas, com foco na Educação, estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações em distintos contextos educativos. Foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2017-2020.