FORMAÇÃO PESSOAL E DOCENTE: O ACESSO PELA VIA CORPORAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.988Palabras clave:
Educação. Formação. Docência. CorpoResumen
O texto suscita a reflexão em torno da formação de educadores de educação infantil e anos iniciais destacando a via corporal como uma possibilidade de formação pessoal e docente. O interesse pela temática surgiu a partir das constantes participações em encontros de formação de professores de educação infantil e anos iniciais em diferentes contextos e espaços em situações de intervenção onde o foco central tornou-se a educação corporal dos professores e a necessidade que esses sentiam em vivenciar e experimentar as práticas corporais a fim de agregá-las a sua atividade docente com crianças, por assim entender que em seu processo de formação foram deixadas lacunas em relação à educação corporal. Tem caráter bibliográfico e está assim organizado: apresenta inicialmente a trajetória formativa do autor como educador e a relação deste com os diferentes espaços educativos; em seguida, busca reconstruir conceitos-chave em torno da formação docente, dentre eles, a ideia de formação inicial, de formação continuada e de formação permanente e por fim, aborda uma proposta de formação pessoal a partir do viés corporalDescargas
Archivos adicionales
Publicado
2013-11-29
Cómo citar
MADALÓZ, R. J., & Ormezzano, G. R. (2013). FORMAÇÃO PESSOAL E DOCENTE: O ACESSO PELA VIA CORPORAL. Revista De Ciências Humanas, 14(23), p. 31–48. https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.988
Número
Sección
Dossiê
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.