A CONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE E DA AUTONOMIA ESTUDANTIL: CURRÍCULOS E PRÁTICAS POSSÍVEIS NA ESCOLA

Autores/as

  • Mariana Luzia Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.973

Palabras clave:

autoridade docente, Autonomia estudantil, Práticas interdisciplinares.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar elementos para a discussão a respeito da necessária construção da autoridade docente relacionada à construção da autonomia estudantil, essa entendida como uma habilidade a ser desenvolvida na escola aliada a outras aprendizagens necessárias, de forma interdisciplinar. Nesta perspectiva, este texto faz relações entre a necessidade de currículos escolares construídos de forma compartilhada, por seus professores, como agentes promotores de mudanças educacionais, que considerem de forma pertinente a discussão sobre os conceitos de autoridade docente e autonomia estudantil na escola, com o planejamento de estratégias de trabalho e de intervenção cotidiana. Embasado em uma pesquisa bibliográfica, este texto está relacionado à pesquisa de mestrado intitulada “Disciplinamento escolar: suas relações com aautoridade docente e a autonomia estudantil” que, com caráter qualitativo,busca investigar os saberes e as práticas docentes em relação às práticas disciplinadoras na escola. Aponta alguns resultados parciais da pesquisa, que está em desenvolvimento, e revela algumas considerações que são pertinentes à temática, discutindo sobre os conceitos relacionados.

Biografía del autor/a

Mariana Luzia Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS.

Sou licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS, no ano de 2007. Fiz um curso de especialização pela Universidade Estadual de Maringá sobre a temática da Inclusão Escolar, intitulado como Atendimento Educacional Especializado em 2012 e atualmente sou mestranda em Educação pelo PPGE da PUCRS, com previsão de defesa de dissertação no presente ano, 2013. Sou professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

Publicado

2013-11-29

Cómo citar

Corrêa, M. L. (2013). A CONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE E DA AUTONOMIA ESTUDANTIL: CURRÍCULOS E PRÁTICAS POSSÍVEIS NA ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 14(23), p. 69–86. https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.973