CIDADE EDUCADORA, UMA POSSIBILIDADE DE CIDADANIA SUSTENTÁVEL

A ARTICULAÇÃO ENTRE AS ESFERAS EMPÍRICA, POLÍTICA E ACADÉMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.249-263

Palabras clave:

Cidade educadora, Cidade educativa, Esfera empírica, Esfera política, Esfera académica

Resumen

Este texto inscreve-se no âmbito de um projeto desenvolvido na Universidade de Évora sobre o movimento das Cidades Educadoras. Investiga-se em particular a relação entre as esferas empírica, política e académica, numa perspectiva de defesa de uma cidadania sustentável. Seguindo o método de uma hermenêutica fenomenológica procuraremos, no primeiro ponto, contextualizar o surgimento do projeto internacional das Cidades Educadoras como desafio a uma formação ao longo da vida dentro, com e para a cidade. No segundo ponto distinguem-se e articulam-se as esferas de ação da Cidade Educadora – empírica, política e académica – mobilizadas, respetivamente, por sujeitos cidadãos reais, por gestores políticos que administram a cidade a partir dos municípios e por académicos que abordam a cidade como espaço público de formação e intervenção. Os resultados apontam para a necessidade da Cidade Educadora como um espaço aberto de formação e de renovada compreensão de todas as dimensões da interação humana, sem deixar de apontar para alguns aspetos críticos. A conclusão indicia desequilíbrios entre as esferas enunciadas, ou seja, entre as dimensões da compreensão e da ação educadora na cidade.

Biografía del autor/a

Maria Teresa Santos, Universidade de Évora (UÉ)

Professora Associada, Universidade de Évora (CIDEHUS/UÉ - PT). Possui doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Évora (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Acresce a lecionação em Filosofia Medieval e Pensamento Oriental.

Maria das Dores Inácio Correia, Universidade de Évora (UÉ)

Licenciada e mestre em sociologia pela Universidade de Évora. É doutorada em Filosofia da Educação pela mesma Universidade, onde defendeu, em 2021, a tese “A Cidade Educadora – a cidade desejada ou um modo de habitar”. Enquanto investigadora é membro do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS). Profissionalmente tem desempenhado diversas funções nas áreas da comunicação, cultura, educação e planeamento em diferentes Câmaras Municipais portuguesas.

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

Santos, M. T., & Correia, M. das D. I. (2025). CIDADE EDUCADORA, UMA POSSIBILIDADE DE CIDADANIA SUSTENTÁVEL: A ARTICULAÇÃO ENTRE AS ESFERAS EMPÍRICA, POLÍTICA E ACADÉMICA. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 249–263. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.249-263