EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO

UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.35-49

Palabras clave:

Educação Infantil, Educação do Campo, Educação Integral, Ilhas interdisciplinares de racionalidade

Resumen

Este estudio presenta una Isla Interdisciplinar de Racionalidad (IIR) desarrollada en el período post-pandémico, durante el retorno a las clases presenciales, en una clase de Educación Infantil (EI) en una escuela rural. Su objetivo es analizar teóricamente el desarrollo de una IIR en Educación Infantil en la Campiña, a partir de un enfoque basado en referencias de la IIR (Fourez, 1997; 2005), la Educación Integral (Moll et al., 2012) y la Educación en la Campiña (Caldart, 2011; 2012). Se caracteriza por ser un Informe de Experiencia desarrollado en la red municipal de educación de São Gabriel en una escuela rural. Las actividades involucraron a un profesor, al director de la escuela y a doce alumnos de jardín de infantes de 4 y 5 años. Los resultados indican que el contexto de la pandemia acentuó aún más la desigualdad social y educacional en relación a la población rural. Sin embargo, la IIR analizada demostró su potencial en la construcción y articulación de conocimientos, especialmente para una formación humana e integral, señalándose como una estrategia didáctica para la construcción de aprendizajes significativos.

Biografía del autor/a

Lia Heberlê de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Mídias na Educação pela pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Educação Especial e Inclusiva (Faculdade UNINA). Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu campo de pesquisa educacional tem ênfase na área de práticas pedagógicas para a Educação Infantil e Anos Iniciais; Educação Integral; Abordagem CTS; Produção de oficinas e materiais didáticos para o ensino de Ciências e Interdisciplinaridade. Tem experiência na área de Educação, tendo ênfase na prática escolar com a educação básica. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Pampa - campus São Gabriel/RS no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e tutora EAD no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Atualmente é professora na rede municipal de ensino de São Gabriel na Educação Infantil em Escola do Campo.

Thiago Dutra de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências (UFRGS). Especialista em Educação Integral na escola contemporânea pela UFRGS e em Neuroeducação (FIEO). Graduado em História e em Pedagogia. Professor formador do Curso de Formação Continuada para Secretarias de Educação da Região Sul (MEC-UFFS). E-mail: thiagodutrac@hotmail.com

Milene Ferreira Miletto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Cursou Mestrado em Ensino de Ciências no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA (2017). Atua como docente na Educação Básica nas redes públicas estadual e municipal em Caçapava do Sul- RS. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2023.

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

Almeida, L. H. de, Camargo, T. D. de, & Miletto, M. F. (2025). EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 35–49. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.35-49

Número

Sección

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas