EDUCAÇÃO INTEGRAL E RECONEXÃO SOCIOMETABÓLICA HUMANO-NATUREZA

PRINCIPIOLOGIAS ONTOLÓGICAS E FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.50-74

Palabras clave:

Educação integral, Ontologia, Filosofia, Sociometabolismo, Crises climático-ambientais

Resumen

O presente artigo tem como objetivo geral desenvolver uma discussão principiológica (de ontologia e de perspectiva filosófica) que possa constituir fundamentos e matrizes de formação para propostas de educação integral, tendo no horizonte uma formação humana integral. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica que tem no método do materialismo histórico-dialético os fundamentos procedimentais de análise. Ele relaciona criticamente os temas e conceitos imbricados a partir de categorias de análise, tais como totalidade, particularidade, universalidade, singularidade, contradição, mediação e práxis, dialeticamente interseccionadas com as categorias de conteúdo que abarcam o escopo da análise. Considerando a ideia de totalidade concreta, de que tudo se relaciona, e o nosso contexto histórico de crises climáticas e ambientais, perpassado por uma histórica destruição das bases da vida e da natureza de modo geral – de ruptura metabólica entre o ser humano e a natureza imposto pelo modo de produção capitalista –, este trabalho defende a necessidade da reconexão sociometabólica humano-natureza e a superação da ruptura metabólica, demarcando o genuíno papel da educação integral como mediação prática transformadora. Como o objetivo é discutir teoricamente e trazer princípios teóricos que corroborem para a temática – não entrando em especificidades –, apresenta descobertas e resultados referentes ao tema que possam lançar luz e funcionarem como grandes matrizes para os processos de educação integral e de formação humana. Entre as conclusões, destaca-se que a materialidade histórica atual nos impõe esses desafios e, portanto, a necessidade da reflexão acerca dos sentidos fundantes de atuação prática, incluídos os processos educativos.

Biografía del autor/a

Joaquim Gonçalves da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Laranjeiras do Sul. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), defendendo a Tese intitulada: Soberania Alimentar: Dimensões Material, Prático-Política, Utópica e contraposição à [des]ordem do Sistema Agroalimentar. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa: Mudanças no Mundo do Trabalho e Educação, área de concentração Educação, Cultura e Tecnologia defendendo a Dissertação intitulada: O Processo Educativo no Projeto Saberes da Terra do Território Cantuquiriguaçu: Limites e Possibilidades. Licenciado e especialista em Filosofia pela PUC-PR. Especialista em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui Curso Superior em Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Entre 2010 a 2014, coordenador do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação do Campo-Licenciatura da UFFS-Campus Laranjeiras do Sul. Secretário Municipal de Educação de Porto Barreiro/Pr entre os anos de 2005 a 2010. Autor do livro intitulado Soberania Alimentar: dimensões material, prático-política e utópica publicado em 2021.

Cristiano Augusto Durat, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor Associado da UFFS. Desenvolve pesquisas sobre a o Acesso e Permanência dos Indígenas na Universidade e na A Política de Valorização Salarial e da Carreira do Magistério Municipal nos Municípios do Território Cantuquiriguaçu - Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas e Práticas de Educação (IPRAE) – Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educação Integral. Atualmente é Coordenador Adjunto no Paraná do projeto de Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul/2025. E-mail: cristianodurat@uffs.edu.br

Publicado

2025-05-09

Cómo citar

Costa, J. G. da, & Durat, C. A. (2025). EDUCAÇÃO INTEGRAL E RECONEXÃO SOCIOMETABÓLICA HUMANO-NATUREZA: PRINCIPIOLOGIAS ONTOLÓGICAS E FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 50–74. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.50-74

Número

Sección

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas