ROSALIND FRANKLIN EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE MULHERES, GÊNERO E CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.274-299Palabras clave:
gênero e ciência, mulheres na ciência, livros didáticos de Biologia, educação em ciências.Resumen
O trabalho tem como objetivo, a partir de registros da cientista Rosalind Franklin e de sua contribuição para a descrição da estrutura da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA) em livros didáticos de Biologia presentes em escolas públicas brasileiras, pensar nos atravessamentos mulheres, gênero, ciência e educação. Do ponto de vista teórico-metodológico, este artigo foi elaborado em diálogo com os estudos feministas e estudos que articulam o pensamento de Foucault e Educação. Os documentos tomados para análise são 4 quatro coleções de livros didáticos de livros de biologia aprovadas nos editais de 2012 a 2018 do Programa Nacional do Livro e Material Didático. A presença do trabalho da cientista e sua posição como sujeito cognoscente não é mencionada em apenas um dos livros. Os livros acionam saberes sobre gênero e ciência para reiterar o caráter humano e social do conhecimento científico ora ecoando continuidades e ora provocando deslocamentos com uma história falocêntrica da ciência.
Citas
ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; GARCÍA-CARMONA, Antonio. Rosalind Franklin y la estructura molecular del ADN: un caso de historia de la ciencia para aprender sobre la naturaleza de la ciencia. Revista Científica, n. 25, p. 162-175, 2016
ARRAZOLA, Laura Susana Duque. Ciência e Crítica Feminista. In: COSTA, Ana Alice Alcântara; SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar (Orgs.) Feminismo, Ciência e Tecnologia. Coleção Bahianas, v. 8. Salvador/ BA, 2002, p. 67-77.
BANDEIRA, Lourdes. A contribuição da crítica feminista à Ciência. Estudos Feministas, v. 16, n. 1, p. 207-228, 2008
BELLO, Alessandro; ESTÉBANEZ, María Elina. Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. Montevidéu: UNESCO. 2020. 44p.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017. 468p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2018 - Biologia. Brasília, 2017. 92 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Média tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 08 jan. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Média tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 08 jan. 2020.
CITELI, Maria Teresa. Fazendo diferenças: teorias sobre gênero, corpo e comportamento. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 1, p. 131-144, 2001
COBB, Matthew; COMFORT, Nathaniel Comfort. What Watson and Crick really took from Franklin. Nature, n. 616, p. 657-660, 2023.
ELKIN, Lynne. O. Rosalind Franklin and the Double Helix. Physics Today, v. 56, n. 3, p. 42- 48, 2003.
GEWANDSZNAJDER, Fernando; LINHARES, Sérgio. Biologia Hoje. 3a Ed. São Paulo: Ática, v. 1, 2010
GRAF, Norma Blazquez. Epistemología Feminista: temas centrales. In.: GRAF, Norma Blazquez; PALACIOS, Fátima Flores; EVERARDO; Maribel Ríos. Investigación Feminista: epistemologia, metodoloía y representaciones sociales. Coyoacán: Universidad Nacional Autónoma de México, 2012.
HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da Ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v. 5, p. 07-41, 1995
HARAWAY, Donna. “Gênero” para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu, v. 22, p. 201-246, 2004.
Irigaray, Luce. Este sexo que não é só um Sexo: sexualidade e Status Social da Mulher. Trad. Cecília Prada. São Paulo: Editora do Senac, 2017.
KELLER, Evelyn Fox. Feminism and Science. Journal of Women in Culture and Society, v. 7, n. 3, p. 589-602, 1982.
KELLER, Evelyn Fox. Linguagem científica (sexualização da). In: HIDRATA, H. et al. (Org.) Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2009, p. 129-132.
LOPES, Sônia.; ROSSO, Sérgio. BIO. 3a Ed. São Paulo: Saraiva, v.1, 2013a
LOPES, Sônia.; ROSSO, Sérgio. BIO. 3a Ed. São Paulo: Saraiva, v.2, 2013c
LOPES, Sônia.; ROSSO, Sérgio. BIO. São Paulo: Saraiva, v. 3, 2016a
LOPES, Sônia.; ROSSO, Sérgio. Manual do professor. In: LOPES, Sônia.; ROSSO, Sérgio. BIO. 2a Ed. São Paulo: Saraiva, 2013b, v.1, p. 1-128
LOPES, Sônia.; ROSSO, Sérgio. Manual do professor. In: LOPES, Sônia.; ROSSO, Sérgio. BIO. São Paulo: Saraiva, 2016b, v.3, p. 289-383
LÖWY, Ilana. Ciências e Gênero. In: HIDRATA, H. et al. (Org.) Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2009, p. 40-44
MADDOX, Brenda. The double helix and the ‘wronged heroine’. Nature, n. 421, p. 407-408, 2003.
MAGALHÃES. Joanalira Corpes. Corpos transparentes, exames e outras tecnologias médicas: a produção de saberes sobre sujeitos homossexuais. 2012. 185f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
NUCCI, Marina Fisher. “O sexo do Cérebro”: uma análise sobre gênero e Ciência. In: 6° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – redações, artigos científicos e projetos pedagógicos premiados. Brasília, DF: Presidência da República, Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010, p. 31-56.
NUCCI, Marina Fisher. Crítica feminista à Ciência: das “feministas biólogas” ao caso das “neurofeministas”. Revista Estudos Feministas [online], v. 26, n.1, 2018.
SANTOS, Sandro Prado. Experiências de pessoas trans - ensino de Biologia. 2018. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. Da crítica feminista à Ciência a uma Ciência feminista. In: COSTA, Ana Alice Alcântara; SARDENBERG, Cecilia Maria Bacellar. (Orgs.) Feminismo, Ciência e Tecnologia. Coleção Bahianas, v. 8. Salvador/ BA, 2002, p. 89-120
SCHIENBINGER, Londa. O feminismo mudou a Ciência?. São Paulo: EDUSC, 2001. 384p
SILVA-JÚNIOR, César; SASSON, Sezar; CALDINI-JÚNIOR, Nelson. Biologia. São Paulo: Saraiva, v. 3, 2016.
SILVA-JÚNIOR, César; SASSON, Sezar; CALDINI-JÚNIOR, Nelson. Biologia. São Paulo: Saraiva, v. 3, 2010.
SILVA, Elizabete Rodrigues da. A (in)visibilidade das mulheres no campo científico. Revista HISTEDBR [online], n. 30, p. 133-148, 2008.
SILVA, Marcos Rodrigues. As controvérsias a respeito da participação de Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice. Scientiæ studia, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 69-92, 2010.
TRIVELATO, Silvia Luiza Frateschi. Que corpo/ser humano habita nossas escolas? In: AMORIM, Antonio Carlos et al. (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimento e valores em disputa. Niterói, EDUFF, 2005, p. 121-130.
UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologias, engenharia e matemática (STEM). Brasilia: UNESCO Brasil. 2018.
Xu, Ping. “Irigaray’s mimicry and the problem of essentialism”. Hypatia, Indiana, v. 10, n. 4, p. 76-89, Nov. 1995. Disponible en https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1527-2001.1995.tb00999.x Acesso em 20 de março, 2024.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.