REFLEXÕES DO FEMININO E O TABU DA MATERNIDADE EM MEDEIA: O TEATRO GREGO COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.316-337Palabras clave:
teatro na escola, Medeia, ensino de história, gênero.Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão universitária intitulado Teatro grego nas escolas: conhecendo a antiguidade, desenvolvido pelo curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Três Lagoas com o Colégio Unitrês Objetivo, no ano de 2023, utilizando, como ponto central, a encenação da tragédia grega Medeia, de Eurípides: uma peça teatral que tem como protagonista uma mulher de cultura diferente da dos gregos, e que mata os filhos como vingança pela traição do marido. Para auxiliar no debate, utiliza-se das questões de análise da linguagem teatral, gênero e ensino de História, tais como Cavassin (2008), Colling e Tedeschi (2015) e Fonseca (2003), para suscitar a importância de um tema polêmico da mulher que ainda instiga as sociedades contemporâneas, ao mesmo tempo em que permite ser um caminho de enriquecimento artístico educacional e uma ponte de conhecimento do mundo sociocultural da antiguidade.
Citas
BATISTA, Igor Mateus; RENATO, Paulo; ZANATTA, Shalimar Calegari; LORO, Alexandre Paulo. O Uso de Metodologias Ativas e Tradicionais para Transmissão e Produção de Conhecimento: um relato de experiência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 4, p. 376-383, 2020.
CANDIDO, Maria Regina. O saber mágico de Medeia. Revista Mirabilia – Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval. Dezembro 2001. Disponível em: https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/2001_03.pdf. Acesso em: 1º jul. 2009.
CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista Cientifica/FAP, Curitiba, v. 3, p. 39-52, jan./dez. 2008.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antonio. O ensino da história e os estudos de gênero na historiografia brasileira. História e Perspectivas, Uberlândia, n. 53, p. 295-314, jan./jun. 2015.
COMINETI, Ariane. Estudantes exploram a História Antiga por meio do teatro grego. Site da UFMS. Disponível em: https://www.ufms.br/estudantes-exploram-a-historia-antiga-por-meio-do-teatro-grego/ . Acesso em: 24 jul. 2023.
EURÍPIDES. Medéia; Hipólito; As Troianas. 6. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.
FONSECA, Selva Guimarães. A incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de história. In: Didática e prática de ensino de história – Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.
SILVA, Francisco da. Magia: a religião do “outro”. Veredas da História. Ano III, 2 ed., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rvh/article/view/48873/26538. Acesso em: 05 ago. 2013.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.