MULHERES (RE)EXISTEM: PERTENÇA ACADÊMICA E CUIDADO ENTRE DISCENTES E DOCENTES NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.07-27

Palabras clave:

cuidado, mulheres, academia, Pedagogia, gênero.

Resumen

O objetivo do presente trabalho é compreender como a naturalização do cuidado enquanto feminino interfere e/ou compromete a permanência de estudantes e a produção acadêmica de docentes no curso de Pedagogia. Para apreender o cuidado a partir da experiência das interlocutoras, a pesquisa se deu por meio de metodologia qualitativa, com a técnica de entrevista em profundidade, a partir das teorias feministas de gênero e cuidado. Dentre os achados, podemos destacar as tensões que cercam a aproximação entre cuidar e educação no campo pedagógico, bem como o atravessamento de classe e renda no que se refere à desigual distribuição dos encargos do cuidado em âmbito privado.

Biografía del autor/a

Maria Izabel Machado, Universidade Federal de Goiás

Docente da Faculdade de Educação UFG

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Publicado

2024-08-07

Cómo citar

Machado, M. I., & Carvalho, R. (2024). MULHERES (RE)EXISTEM: PERTENÇA ACADÊMICA E CUIDADO ENTRE DISCENTES E DOCENTES NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 7–27. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.07-27