ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A AGENDA URBANA DAS CIDADES EDUCADORAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.139-162

Palabras clave:

cidades educadoras, análise bibliométrica, produção científica, cocitação, CiteSpace.

Resumen

Considerando a relação entre cidade e educação e a ideia-força de Cidade Educadora ou, ainda, da perspectiva de uma cidade que educa e transforma, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a produção científica nacional e, sobretudo, internacional, mapeando as principais características, predisposições e relações do campo de estudo sobre cidades educadoras. Como metodologia, adota-se predominantemente a pesquisa bibliométrica. O estudo foi realizado em artigos recuperados da base de dados da Web of Science (WOS), a partir da busca conduzida com o uso dos descritores “educating cit”, considerando as publicações compreendidas entre 1961 e 2021. A partir da análise dos artigos centrais da frente de pesquisa com o uso do aplicativo CiteSpace, constatou-se que os artigos são orientados ao entendimento, em grande medida, dos contextos que subsidiam os esforços de reconhecimento e promoção da cidade educadora, apreciando essencialmente as dimensões social e política presentes na análise, abrangendo discussões em torno de eixos temáticos como cidadania, cultura, moralidade, educação cívica e multiculturalismo. Ao investigar sobre o estado da arte desse campo de pesquisa foi possível construir uma agenda de pesquisas futuras, apoiada nas pesquisas internacionais mais recentes, sugerindo a existência de lacunas de pesquisa. Por fim, conclui-se que a partir dos resultados obtidos e das análises realizadas é possível ter uma ampla compreensão acerca do horizonte de pesquisa no campo das Cidades Educadoras, permitindo que pesquisadores possam, a partir dessa análise, construir e desenvolver seus próprios arcabouços teóricos sobre artigos, autores e periódicos que mais se destacam nessa área de pesquisa.

Biografía del autor/a

Alceli Ribeiro Alves, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Geografia pela Queen Mary University (QMUL), Universidade Federal de Londres. Graduado em licenciatura e bacharelado em Geografia pela UFPR. Entre 2010 e 2011 trabalhou como professor substituto lecionando a disciplina de Geografia para alunos do GCSEs e A levels em diversas escolas e academias de ensino de Londres e Grande Londres, na Inglaterra. No Brasil, atuou na Educação Básica lecionando a disciplina de Geografia para alunos do ensino fundamental e médio no ano de 2006. Em 2012 atuou também no Instituto Federal do Paraná (IFPR), como professor da disciplina de Plano Diretor, do Curso Técnico em Serviços Públicos. Desde 2015 é professor do Centro Universitário Internacional UNINTER, onde ministra aulas e palestras para alunos (as) de diversos cursos de graduação e pós-graduação. No âmbito dessa mesma instituição, desde 2022 exerce a função de professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) - Mestrado e Doutorado Profissional do Centro Universitário Internacional UNINTER. Membro representante junto à Cátedra UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) de "Cidades que educam e transformam" Cátedra UNESCO UniTwin - https://unitwin.iseclisboa.pt/index.html É líder do Grupo de Pesquisa A EDUCAÇÃO E A CIDADE (EDUCIDADE), cadastrado no Diretório do CNPq e vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNINTER. No âmbito deste grupo, coordena o projeto A CIDADE COMO CURRÍCULO E A CIDADE COMO NEGÓCIO. É membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Tecnologia em Comércio Exterior e Tecnologia em Saneamento Ambiental. Já atuou como membro do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER entre 2019 e 2021. Coordena diversos cursos de pós-graduação lato sensu, dentre eles: Especialização em Geografia Humana e Econômica; Direito Educacional e Gestão de Instituições Educacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: indústria; território, cidades e regiões (e suas multiescalaridades); Geografia Econômica, Gestão da Aprendizagem em Modelos Híbridos de Educação, Cidades Educadoras. É também Bacharel em Direito, atualmente cursando o Mestrado Acadêmico em Direito.

Neliva Terezinha Tessaro, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia pelo Instituto de Engenharia do Paraná IEP/LACTEC. Especialista em Administração Empresarial, pelo Instituto Superior de Pós-Graduação / ISPG (1995); Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Rural e Agroindustrial, pela Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC (1999-2000); Gestão Empresarial em Ambiente Globalizado, pela Universidade Positivo / UP (2003); Prática Docente, pela Universidade do Sul de Santa Catarina / UNISUL (2005); Profissionalização Docente em EAD, pela Universidade da Indústria / UNINDUS (2007); Tutoria em EaD, pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2008); Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EaD, pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná / UTP com ênfase em supervisão escolar (1993). Tem vasta experiência na área de Educação a Distância. Atualmente é Professora e Coordenadora de cursos técnicos do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Ricieri Garbelini, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Administração pela PUC PR (2013); Bacharelado em Administração de Empresas. Autor de livros. Apresentador do programa de entrevistas Gestão Pública em debate; professor universitário e palestrante. Atualmente é Coordenador de Pós Graduação na Uninter, área de Segurança e Gestão Pública, Relações internacionais e Ciência Politica. Possui experiência profissional em pesquisa de mercado e eleitoral.

Citas

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS (AICE). Carta das Cidades Educadoras. Barcelona, Espanha, 2020. Disponível em: https://www.edcities.org/wp-content/uploads/2020/11/PT_Carta.pdf Acesso em: 15 nov. 2023.

Autor

Autor

ANDRADE, Elisabete Agrela de; FRANCESCHINI, Maria Cristina Trousdell. O direito à cidade e as agendas urbanas internacionais: uma análise documental. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 12, p.3849-3858, dez. 2017.

ANDREWS, Rhys; COWELL, Richard. DOWNE, James; MARTIN, Steve; TURNER, David. Supporting effective citizenship in local government: Engaging, educating and empowering local citizens. Local Government Studies, v. 34, n. 4, p. 489-507, 2008.

BERNARDI, Luci dos S.; LOURO; Paulo.; MOLL, Jaqueline. Editorial. Dossiê Cidades Educadoras. v.22, n.1, 2021. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3996/pdf Acesso em: 15 nov. 2023. http://dx.doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.1-3

BETZ, Michael R.; PARTRIDGE, Mark D.; FALLAH, Belal. Smart cities and attracting knowledge workers: Which cities attract highly‐educated workers in the 21st century?. Papers in Regional Science, v. 95, n. 4, p. 819-841, 2016.

CASTRO, César Augusto; SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de (org.) “Coleção Horizontes | Vol. 14 | Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades (e-book),” 2018. EDUFES Disponivel em: https://edufes.ufes.br/items/show/565. Acesso em: 15 nov. 2023.

CHA, Yun-Kyung; HAM, Seung-Hwan. Educating supranational citizens: The incorporation of English language education into curriculum policies. American Journal of Education, v. 117, n. 2, p. 183-209, 2011.

CHEN, Chaomei. CiteSpace II: Detecting and visualizing emerging trends and transient patterns in scientific literature. Journal of the American Society for information Science and Technology, v. 57, n. 3, p. 359-377, 2006.

CHEN, Chaomei. Searching for intellectual turning points: Progressive knowledge domain visualization. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 101, n. suppl 1, p. 5303-5310, 2004.

CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Educação e Território. [s.d.]. disponível em: https://educacaoeterritorio.org.br/quem-somos-2/ Acesso em: 15 nov. 2023.

CRONIN, Matthew A.; GONZALEZ, Cleotilde; STERMAN, John D. Why don’t well-educated adults understand accumulation? A challenge to researchers, educators, and citizens. Organizational behavior and Human decision Processes, v. 108, n. 1, p. 116-130, 2009.

DRAKE, Christine. Educating for Responsible Global Citizenship. Journal of Geography, nov./dez., p. 300-306, 1987.

EL-HAJ, Thea Renda Abu. " I was born here, but my home, it's not here": Educating for democratic citizenship in an era of transnational migration and global conflict. Harvard Educational Review, v. 77, n. 3, p. 285, 2007.

FIElDS, Helen W. How New York City educates visually handicapped children. Journal of Drug Education. v. 55, 1961.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não formal. Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Instituto Internacional dos Direitos da Criança. Sion, 18 out. 2005.

GARCIA, André S.; RIBEIRO, Olívia C. de R.; ANDRADE, Daniela M.; SILVA, João P. N. Produção científica sobre empreendedorismo social e construção de uma agenda para pesquisas futuras: um Estudo Bibliométrico na base Web Of Science (1994-2018). Administração Pública e Gestão Social, v. 13, n. 1, 2021.

HEMMING, Peter J. Educating for religious citizenship: multiculturalism and national identity in an English multi‐faith primary school. Transactions of the Institute of British Geographers, v. 36, n. 3, p. 441-454, 2011.

HIDALGO, Angela M. Gestão e Currículo: fundamentos políticos e epistemológicos dos projetos Escola Cidadã e Cidade Educadora. São Paulo: UNESP, 2008.

JUSTICE, Benjamin; MEARES, Tracey L. How the criminal justice system educates citizens. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 651, n. 1, p. 159-177, 2014.

KUTTNER, Paul J. Educating for cultural citizenship: Reframing the goals of arts education. Curriculum Inquiry, v. 45, n. 1, p. 69-92, 2015.

LAMMERS, Benjamin J. ‘The Citizens of the Future’: Educating the Children of the Jewish East End, c. 1885–1939. Twentieth Century British History, v. 19, n. 4, p. 393-418, 2008.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LIU, Guifeng. Visualization of patents and papers in terahertz technology: a comparative study. Scientometrics, v. 94, p. 1037-1056, 2013.

MARTIN, Ben R. The use of multiple indicators in the assessment of basic research. Scientometrics, v. 36, p. 343-362, 1996.

MITCHELL, Katharyne. Educating the national citizen in neoliberal times: from the multicultural self to the strategic cosmopolitan. Transactions of the institute of British geographers, v. 28, n. 4, p. 387-403, 2003.

MOLL, Jaqueline; CORÁ, Elsio José; DA SILVA, Márcio Tascheto. CIDADES EDUCADORAS: o desafio da construção de outro paradigma pedagógico e de gestão em tempos distópícos. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 1-5, jan. 2022. ISSN 2763-9916. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2467>. Acesso em: 15 nov. 2023.

MONTECCHIANI, Sofia. The political thought of Vamba in the context of early 20thcentury Italy: civic-ethical commitment and the project of educating new generations in citizenship. The political thought of Vamba in the context of early 20thcentury Italy: civic-ethical commitment and the project of educating new generations in citizenship, p. 395-413, 2021.

NIENS, Ulrike; CHASTENAY, Marie-Helene. Educating for peace? Citizenship education in Quebec and Northern Ireland. Comparative education review, v. 52, n. 4, p. 519-540, 2008.

NUNES, Iran de Maria Leitão; RAMOS, M. N. P. Formação docente e multi/interculturalismo: algumas reflexões. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 23, p. 180-197, 2018.

PHI, Giang Thi et al. Educating tourists for global citizenship: A microfinance tourism providers’ perspective. Tourism Recreation Research, v. 42, n. 2, p. 235-247, 2017.

PRADO, José W. do; ALCÂNTARA, Valderí de C.; CARVALHO, Francisval de M.;VIEIRA, Kelly C.; MACHADO, Luiz K.C.; TONELLI, Dany F. Multivariate analysis of credit risk and bankruptcy research data: a bibliometric study involving different knowledge fields (1968---2014). Scientometrics, v. 106, p. 1007-1029, 2016.

REICH, Gary; BARTH, Jay. Educating citizens or defying federal authority? A comparative study of in‐state tuition for undocumented students. Policy Studies Journal, v. 38, n. 3, p. 419-445, 2010.

RUBIN, Beth C. We come to form ourselves bit by bit: Educating for citizenship in post-conflict Guatemala. American Educational Research Journal, v. 53, n. 3, p. 639-672, 2016.

STAEHELI, Lynn A.; HAMMETT, Daniel. Educating the new national citizen: Education, political subjectivity and divided societies. In: Governing Through Pedagogy. Routledge, 2013. p. 61-74.

VAN DER WAAL, Jeroen; HOUTMAN, Dick. Tolerance in the postindustrial city: Assessing the ethnocentrism of less educated natives in 22 Dutch cities. Urban Affairs Review, v. 47, n. 5, p. 642-671, 2011.

VERDE, A.; LIMA, F. das C. S. Gestão democrática da escola pública com base no monitoramento do PEE do estado do Maranhão. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 434-455, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9124. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9124. Acesso em: 15 nov. 2023.

WESTHEIMER, Joel; KAHNE, Joseph. What kind of citizen? The politics of educating for democracy. American educational research journal, v. 41, n. 2, p. 237-269, 2004.

WESTHEIMER, Joel. What kind of citizen?: educating our children for the common good. Teachers College Press: Nova Iorque, 2015.

WRIGHT, Susannah. Educating the secular citizen in English schools, 1897–1938. Cultural and Social History, v. 15, n. 2, p. 215-232, 2018.

Archivos adicionales

Publicado

2023-12-23

Cómo citar

Alves, A. R., Tessaro, N. T., & Garbelini, R. (2023). ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A AGENDA URBANA DAS CIDADES EDUCADORAS. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 139–162. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.139-162