EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.99-126Palabras clave:
formação de educadores, educação do campo, agroecologia, estágio, oficina pedagógica.Resumen
Trata da formação de educadores e educadoras na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com foco na realização de oficinas pedagógicas a partir da interface Educação do Campo e Agroecologia em diferentes espaços formativos. Como referenciais empíricos há as experiências de estágio na formação de professores(as) do campo, concretizadas entre novembro de 2019 e abril de 2022. Para tanto, considerou a efetividade dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado I, II e III que sustentaram a realização de vinte e uma oficinas pedagógicas junto às escolas e comunidades do campo. A partir da análise dos relatos de experiência dos grupos de estágio, foi realizado um levantamento dos conteúdos abordados, sendo congregados em oito grandes blocos temáticos, sejam eles: agroecologia; soberania alimentar; consequências do uso de agrotóxicos; associativismo e comercialização; pesca artesanal; uso das plantas medicinais; biodiversidade e modos de vida dos diversos povos do campo. A partir do material documental analisado, foram sistematizadas reflexões sobre a relação Educação do Campo e Agroecologia na Educação Básica, nas comunidades do campo e na formação de educadores e educadoras do campo. A partir disso, foram delineados alguns apontamentos sobre a estratégia metodológica assumida e a inserção orientada e acompanhada de estagiários(as) e suas conexões com a materialidade de origem da Educação do Campo, refletindo sobre a importância da agroecologia como ciência e como prática nos espaços do campo, das águas e das florestas.
Citas
ALENTEJANO, Paulo; CORDEIRO, Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e; LINES, Roberta da Costa; LINHARES, Ingrid da Silva; SILVA, Leonam Bonato da. A dupla ofensiva do Agronegócio sobre a educação: fechamento de escolas e disputa político-ideológica. Terra Livre, São Paulo, Ano 36, vol. 1, n. 57, Jul.-Dez./2021. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/download/2320/1828/6909. Acesso em: 11 out. 2023. p. 433-470.
ALMEIDA, Fabiana Santos de; SILVA, Thaís da Cruz da. Portfólio do Estágio Supervisionado. Amargosa: UFRB-CFP, 2021.
ARROYO, Miguel. Formação de Educadores. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (orgs). Dicionário de Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012. p. 361-367.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Minuta do Edital SESU/SETEC/SECADI nº 02/2012 PROCAMPO de 05 de setembro de 2012. 2012.
BRASILEIRO, Milena Medeiros; COSTA, Emerson Brito. Oficina Pedagógica na Escola “do” e “no” Campo: modos de vida e sistemas agroflorestais. Amargosa-BA: UFRB-CFP, 2022.
BRASILEIRO, Milena Medeiros; OLIVEIRA, Rebeca Bispo; SILVA, Janaine Zdebski da; VERDÉRIO, Alex. Estágio em espaços não escolares em Ruy Barbosa – BA. In: CARVALHO, Franklin Plessmann de; REIS, Ricardo Pacheco (orgs.). Educação do Campo em perspectiva. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2022. p. 272-290. Disponível em: https://online.fliphtml5.com/sjtcu/uake/. Acesso em: 25 set. 2023.
CARDOSO, Gilvania Lima; RODRIGUES, Luzângela de Jesus; SANTOS, Suelma Patrício dos. Itinerância Universitária no Estágio Supervisionado II no município de Itaetê - BA. Amargosa: UFRB-CFP, 2019.
DIVINO, Antonio Jorge do Amor; ANDRADE, Uine Lopes; SACRAMENTO, Vania Conceição. Relato de experiência vivenciada no Estágio Supervisionado III em uma escola de Ensino Médio de Laje - BA. Amargosa: UFRB-CFP, 2023.
FERREIRA, Jucinelma Souza; MATOS, Maíse Nascimento; SILVA, Janaine Zdebski da; VERDÉRIO, Alex. Estágio supervisionado em Ipirá – BA. In: CARVALHO, Franklin Plessmann de; REIS, Ricardo Pacheco (orgs.). Educação do Campo em perspectiva. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2022. p. 233-252. Disponível em: https://online.fliphtml5.com/sjtcu/uake/. Acesso em: 25 set. 2023.
GEHRKE, Marcos; HAMMEL, Ana Cristina; SAPELLI, Marlene Lúcia Siebert. PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: A Realidade/Atualidade Como Ponto de Partida. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, Ano 38, n. 120, 2023. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11480/7343. Acesso em: 11 out. 2023. p. 01-17.
GUHUR, Dominique; SILVA, Nívea Regina da. Agroecologia. In: DIAS, Alexandre
Pessoa; STAUFFER, Anakeila de Barros; MOURA, Luiz Henrique Gomes de; VARGAS,
Maria Cristina (orgs.). Dicionário de Agroecologia e Educação. São Paulo: Expressão
Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021. p. 59-73.
GUHUR, Dominique Michèle Perioto; TONÁ, Nilciney. Agroecologia. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (orgs). Dicionário de Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012. p. 59-67.
HADDAD, Sérgio. Direito a educação. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). Dicionário de Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012. p. 217-224.
JULIANI, Moacir; GOMES, Cleomar Ferreira. Concepções do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente em Educação Física. Rev. Ciências Humanas, Frederico Westphalen, RS, v. 18, n. 2 [31] set./dez. 2017, p. 179-202. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2541/2536. Acesso em: 11 out. 2023.
LOPES, Ariane; MENEZES, Cristiele; SILVA, Josevan. Relatório do Estágio Supervisionado I – vivências e experiências na Escola Professora Dinorah Lemos da Silva. Amargosa: UFRB-CFP: 2022.
MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kLbkvLHNmMNqTwYR6TW9Rym/?lang=pt. Acesso em: 25 set. 2023.p. 01-30.
MOLINA, Mônica Castagna; PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. Atuação de egressos(as) das Licenciaturas em Educação do Campo: reflexões sobre a práxis. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 30, n. 61, p. 138-159, jan./mar. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100138&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 out. 2023.
NEVES, Fabia de Souza; SANTOS, Josafá José dos; NOVAIS, Elisandra de Sousa. Um Relato de Experiência do Estágio Supervisionado I na Educação do Campo: por meio de oficinas pedagógicas. Amargosa: UFRB-CFP, 2022.
OLIVEIRA, Juliana Araujo; NOVAES, Karina Araujo de; JESUS, Marinez Barnabe de. Relato de Experiência do Estágio Curricular Supervisionado I 2022.1. Amargosa: UFRB-CFP, 2022.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
ROSÁRIO, Lavínia dos Passos; ROSA, Ueleson Oliveira; DIVINO; Antonio Jorge. Relato de experiência no Estágio Supervisionado I caminhos da educação: vivências do ensino aprendizagem. Amargosa: UFRB-CFP, 2022.
RIBEIRO, Dionara Soares; TIEPOLO, Elisiani Vitória; VARGAS, Maria Cristina; SILVA, Nivia Regina da (orgs.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. São Paulo: Outras Expressões, 2017.
SANTOS, Elenize Silva dos; JESUS, Fernanda Santana de; SILVA, Thais da Cruz da; SILVA, Janaine Zdebski da; VERDÉRIO, Alex. Associativismo no estágio em ciências agrárias. In: CARVALHO, Franklin Plessmann de; REIS, Ricardo Pacheco (orgs.). Educação do Campo em perspectiva. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2022. p. 291-306. Disponível em: https://online.fliphtml5.com/sjtcu/uake/. Acesso em: 25 set. 2023.
SACRAMENTO, Jeane de Jesus; ANDRADE, Uine Lopes de; SACRAMENTO, Vania Conceição. Relato de Experiência vivenciada no Estágio Supervisionado I em uma escola de Ensino Fundamental de Amargosa - BA. Amargosa: UFRB-CFP, 2022.
SACRAMENTO, Jeane de Jesus; REIS, Luiza dos Santos; ANDRADE, Uine Lopes; SILVA, Janaine Zdebski da; VERDÉRIO, Alex. O estágio de ciências agrárias em espaços não escolares. In: CARVALHO, Franklin Plessmann de; REIS, Ricardo Pacheco (orgs.). Educação do Campo em perspectiva. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2022. p. 253-273. Disponível em: https://online.fliphtml5.com/sjtcu/uake/. Acesso em: 25 set. 2023.
SANTOS, Geisa de Souza dos; OLIVEIRA, Rafaela Rosario de; OLIVEIRA, Mayara Freitas de. Relato de Experiência no Estágio Supervisionado I - Experiência em Sala de Aula: um olhar sobre planejamento e regência. Amargosa: UFRB-CFP, 2022.
SILVA, Saádia Oliveira; VIEIRA, Sandro de Jesus. Portfólio - Estágio Supervisionado III. Amargosa: UFRB-CFP, 2021.
SOUSA, Erick de Jesus de; LOPES, Everton do Bonfim; NASCIMENTO, Irnailton Pedro. Estágio Supervisionado I: vivenciando o contexto escolar por uma ótica docente. Amargosa: UFRB-CFP, 2022.
TARDIN, José Maria; GUHUR, Dominique Michèle Perioto; TONÁ, Nilciney;
MATOS, Adilson Vagner de; ROQUE, Josué; SILVA, Jackson Raimundo (orgs.). Caderno da Ação Pedagógica - Viver é Lutar! Construir Reforma Agrária Popular! Maringá: Escola Milton Santos de Agroecologia, 2022.
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias. Cruz das Almas: UFRB, 2019.
VERDÉRIO, Alex; SILVA, Janaine Zdebski da; PEREIRA, Zenilda Lima; ASSIS, Kelly Santos de; SILVA, Tainara Fonseca; MELO, Karina de Oliveira. Estágio em comunidades quilombolas de Bonito-BA na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá-PA, v. 3, n. 1, p. 277-293, jan.-jun. 2021. Disponível em:https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1493/657. Acesso em: 25 set. 2023.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.