ÉTICA, MORAL E DEONTOLOGIA: APRENDIZAGEM EM PROCESSOS AUTOFORMATIVOS DE PROFESSORES E EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.54-78Palabras clave:
ética, moral, deontologia, formação de professores e educadores, autoformação.Resumen
O trabalho discute, numa abordagem filosófica e hermenêutica, os conceitos de ética, moral e deontologia, a partir do foco do cuidar de si e do outro na formação de professores e educadores. O estudo foi realizado com professores e estudantes do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação), educadores e profissionais que atuam na Educação Básica, com o objetivo de identificar e analisar a concepção dos participantes sobre ética, moral e deontologia, antes e depois de realizarem leituras e reflexões acerca dos temas em encontros formativos e autoformativos do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE), da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS. Os encontros para o estudo e aprofundamento dos temas ocorreram de abril a julho de 2023. A pesquisa de caráter qualitativa, com abordagem descritivo-interpretativa, teve como instrumento de coleta de dados a Técnica Brainstorming, por intermédio do uso de um aplicativo on-line. A interpretação dos dados deu-se por meio da análise hermenêutica, que busca reconhecer e compreender o outro em seu contexto real. Por meio dos resultados, identificou-se a importância dos processos formativos e autoformativos para a ampliação de conceitos e reflexões sobre os temas, de modo a mobilizar vivências e práticas do cuidar de si e do outro por dentro da profissão.
Citas
BAPTISTA, Isabel. Dar rosto ao futuro – A educação como compromisso ético. Porto: Editora Profedições, Ida, 2005.
BAPTISTA, Isabel Ética e Educação Social Interpelações de contemporaneidade Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, núm. 19, 2012, pp. 37-49 Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social Sevilla, España.
BANNELL, Ralph Ings. Habermas & a Educação. Autêncita Editora, 2ª Edição. Belo Horizonte, 2013.
CENCI, Angelo Vitório. O que é ética? Elementos em torno de uma ética geral. 3 ed. Passo Fundo, 2002.
DILTHEY, Wilhelm. O surgimento da hermenêutica (1900). Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 11-32, 1999. (Publicado originalmente em 1957).
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos, 1988. P.17-34.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa. 45 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GALVANI, Pascal. A autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. In: SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria; BARROS, Vitória (Orgs.). Educação e Transdisciplinaridade II. São Paulo: TRION, 2002. p. 93-122.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HERMANN, Nadja. Ética & Educação: outra sensibilidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
HERMANN, Nadja. Ética: A aprendizagem da arte de viver. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 20 abr 2023.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
KANT, Immanuel. Metafísica dos Costumes. Tradução [primeira parte] Clélia Aparecida Martins, tradução [segunda parte] Bruno Nadai, Diego Kosbiau e Monique Hulshof. – Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2013. (Coleção Pensamento Humano).
LEVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1982.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação e ética no processo de construção da cidadania. In: LOMBARDI, José Claudinei; GOERGEN, Pedro. (orgs.). Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. p. 137–153.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. 2ª ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.