ÉTICA, MORAL E DEONTOLOGIA: APRENDIZAGEM EM PROCESSOS AUTOFORMATIVOS DE PROFESSORES E EDUCADORES

Autores/as

  • Adriana Salete Loss Universidade Federal da Fronteira Sul: Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora. CV: http://lattes.cnpq.br/1778568493109521 https://orcid.org/0000-0001-5576-0929
  • Andreia Xavier Teixeira UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim (estudante de Pós-Graduação) IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá (Profissional -Pedagoga) - URL Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/4306907474608840 http://orcid.org/0009-0004-7095-5985
  • Enilson Macedo Ferreira Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino na Educação Básica na Universidade Federal de Goiás (UFG). CV: http://lattes.cnpq.br/5211328118012050 https://orcid.org/0000-0002-8025-4355

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.54-78

Palabras clave:

ética, moral, deontologia, formação de professores e educadores, autoformação.

Resumen

O trabalho discute, numa abordagem filosófica e hermenêutica, os conceitos de ética, moral e deontologia, a partir do foco do cuidar de si e do outro na formação de professores e educadores. O estudo foi realizado com professores e estudantes do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação), educadores e profissionais que atuam na Educação Básica, com o objetivo de identificar e analisar a concepção dos participantes sobre ética, moral e deontologia, antes e depois de realizarem leituras e reflexões acerca dos temas em encontros formativos e autoformativos do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE), da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS. Os encontros para o estudo e aprofundamento dos temas ocorreram de abril a julho de 2023. A pesquisa de caráter qualitativa, com abordagem descritivo-interpretativa, teve como instrumento de coleta de dados a Técnica Brainstorming, por intermédio do uso de um aplicativo on-line. A interpretação dos dados deu-se por meio da análise hermenêutica, que busca reconhecer e compreender o outro em seu contexto real. Por meio dos resultados, identificou-se a importância dos processos formativos e autoformativos para a ampliação de conceitos e reflexões sobre os temas, de modo a mobilizar vivências e práticas do cuidar de si e do outro por dentro da profissão.

Biografía del autor/a

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul: Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora. CV: http://lattes.cnpq.br/1778568493109521

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Estágio no Exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, financiado pela CAPES. Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI), Campus Erechim. Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Andreia Xavier Teixeira, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim (estudante de Pós-Graduação) IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá (Profissional -Pedagoga) - URL Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/4306907474608840

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.  Especialização em Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI) Campus de Erechim. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá.

Enilson Macedo Ferreira, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino na Educação Básica na Universidade Federal de Goiás (UFG). CV: http://lattes.cnpq.br/5211328118012050

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino na Educação Básica na Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em História, Cultura Africana e Afro Brasileira e Educação pelas Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Ensino de Sociologia e Ensino Religioso na Faculdade Única de Ipatinga. Complementação em Pedagogia pelo Claretiano - Centro Universitário. Professor de Filosofia, Sociologia e Ética da Rede Privada de Ensino em Goiânia.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Loss, A. S., Teixeira, A. X., & Ferreira, E. M. (2024). ÉTICA, MORAL E DEONTOLOGIA: APRENDIZAGEM EM PROCESSOS AUTOFORMATIVOS DE PROFESSORES E EDUCADORES. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 54–78. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.54-78