PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, DA ESCOLA PÚBLICA E SUAS FORMAS DE GESTÃO: ENTRE PROMESSAS E REALIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.160-186

Palabras clave:

Plataformização. Gestão Educacional e Escolar. Hiperburocratização.

Resumen

Este artigo analisa a expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e na escola pública, enfatizando sua utilização na gestão educacional e escolar. Buscamos responder à seguinte questão: em que medida as plataformas e sistemas informatizados (SI) direcionam e influenciam as ações dos gestores educacionais e diretores(as) escolares? Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental e um levantamento sobre a utilização de plataformas, SI e Inteligência Artificial (IA) na gestão educacional e escolar nas redes públicas estaduais do Paraná e Santa Catarina, focalizando a análise no Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc) e no Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere) do Paraná. Dados empíricos foram coletados em fontes da internet, cotejados com vivências profissionais das investigadoras e submetidos às técnicas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Observamos que o uso desses recursos confere a esses dispositivos poderes decisórios e de análise pautados na governança pelos números e dados. Contrariando promessas de desburocratização, identificamos uma tendência de aumento da burocracia e de submissão dos fins educativos aos meios. Gestores educacionais, diretores(as) e profissionais da educação dedicam muito tempo de trabalho atendendo às demandas das plataformas e SI, que influenciam e direcionam suas ações. Esses instrumentos podem se converter em panópticos virtuais, dispositivos de vigilância e controle do trabalho das escolas. A racionalidade olímpica desses instrumentos, pautada em critérios econômicos, princípios da eficiência, eficácia e mensuração dos resultados, confronta os fins da educação, da escola pública e o princípio da gestão democrática.

Biografía del autor/a

Janete Palú, Universidade Federal do Paraná Doutoranda

Doutoranda em Educação Linha de Políticas Educacionais Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Professora e Assistente Técnica Pedagógica da Rede Pública Estadual de Santa Catarina. Bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES).

Joélma de Souza Arbigaus, Universidade Federal do Paraná Doutoranda

Doutoranda em Educação Linha de Políticas Educacionais Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Pedagoga da Rede Pública Estadual do Paraná, Pedagoga Escolar da Rede Municipal de Curitiba.

Adriana Aparecida Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná Professora

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação, na linha de políticas educacionais. É doutora e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.

Citas

ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas; DOMICIANO, Cássia Alessandra. Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 670-687, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1223.

AFONSO, Almerindo Janela. Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e250099, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.250099.

AFONSO, Almerindo Janela. O diretor enquanto gestor e as diferentes pressões e dilemas da prestação de contas na escola pública. Roteiro — UNOESC, Joaçaba, v. 43, n. esp, p. 327-344, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v0i0.16538.

ALVES, Lidiane Cossetin; COSSETIN, Márcia. Percepções docentes e práxis pedagógica permeadas pelas tecnologias e mídias digitais: um retrato de disparidades e desafios educacionais. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen – RS, v. 24, n. 1, p. 3-19, jan./abr. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.01-02.

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO PARANÁ (APP/Sindicato/PR). Manifesto por uma educação humanizadora em tempos de tecnologias digitais. Jornal 30 de Agosto, Edição pedagógica, Paraná, ano XXXIII - Edição Especial, jul. 2023. Disponível em: https://appsindicato.org.br/wp-content/uploads/2022/05/30agosto_edicaopedagogica_jul23_web.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO PARANÁ (APP/Sindicato/PR). Educação violada: aplicativo não autorizado surge no celular de professores(as) e levanta suspeitas. Portal APP/SINDICATO, 19 nov. 2022. Disponível em: https://appsindicato.org.br/educacao-vigiada-aplicativo-nao-autorizado-surge-no-celular-de-professoresas-e-levanta-suspeitas/. Acesso em: 20 jul. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: 70, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BAUMAN, Zygmunt; LYON, David. Vigilância líquida. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2013.

BENTHAM, Jeremy. O Panóptico. In: TADEU, Tomaz (org.). O Panóptico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Lista de Sistemas - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Portal Gov.br, Brasília [c2023?]. Disponível em https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/sistemas. Acesso em 10 jul. 2023.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política: conferência. Belém (Portugal): Imprensa Nacional, 2005.

CATALÃO, Ana Paula Xavier; PIRES, Carlos Augusto A. As plataformas informáticas como instrumentos de regulação da organização e gestão escolar. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, n. esp., p. 85-110, 2020. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.8502.

CENTRO DE INFORMÁTICA E AUTOMAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (Ciasc). O CIASC. Ciasc, c2023a. Disponível em: https://www.ciasc.sc.gov.br/o-ciasc/. Acesso em 10 jul. 2023.

CENTRO DE INFORMÁTICA E AUTOMAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (CIASC). Home/Portfólio/SISGESC. Ciasc, c2023b. Disponível em: https://www.ciasc.sc.gov.br/o-ciasc/. Acesso em 10 jul. 2023.

COMPANHIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO PARANÁ (Celepar). Apresentação. Celepar, [c2023?]. Disponível em: https://www.celepar.pr.gov.br/Pagina/Apresentacao. Acesso em 10 jul. 2023.

DE RIVERA, Javier. Guía para entender y combatir el capitalismo digital. Papeles, Madrid, n. 144, p. 79-89, 2018

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LIMA, Licínio Carlos. A Gestão Democrática das Escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educação & Sociedade, 35(129), 1067–1083, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014142170.

LIMA, Licínio Carlos. Elementos de hiperburocratização da administração educacional. In:

LUCENA, C.; SILVA JÚNIOR, J. R. (orgs.). Trabalho e educação no século XXI: experiências internacionais. São Paulo: Xamã, 2012. p. 129-158.

LIMA, Licínio Carlos. Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e249276, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.249276.

MEIRA, Manuel. A burocracia electrónica: um estudo sobre as plataformas electrónicas na administração escolar. 2017. Tese (Doutorado) — Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2017. Disponível em: Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/50877/1/Manuel%20do%20Vale%20Fernandes%20Meira.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.

MEIRA, Manuel. O cerco à autonomia das escolas: As plataformas eletrónicas na administração da educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 34, n. 1, p. 95-108, 2021. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18365.

MEIRA, Manuel. Os labirintos da burocracia eletrónica: as plataformas eletrónicas na administração da educação. Santo Tirso: De Facto Editores, 2019.

PALU, Janete. A crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da Educação em tempos de pandemia. Cruz Alta, Rio Grande do Sul: Ilustração, 2020.

PARANÁ. Secretaria de Educação. Google Classroom na rede pública segue tendência mundial de tecnologia no ensino EAD. Portal da Secretaria da Educação do Paraná, Curitiba, 06 de maio de 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Google-Classroom-na-rede-publica-segue-tendencia-mundial-de-tecnologia-no-ensino-EAD. Acesso em: 07 jul. 2023.

PARANÁ. SERE - Sistema Estadual de Registro Escolar. Sere, c2023. Disponível em: https://www.sere.pr.gov.br/sere/. Acesso em: 15 jul. 2023.

PARANÁ. Aplicativos e Plataformas Educacionais. Portal da Secretaria da Educação do Paraná, Curitiba, [c2023?]a. Disponível em https://www.educacao.pr.gov.br/iniciar/. Acesso em 10 jul. 2023.

PARANÁ. Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). PIÁ, [c2023?]b. Disponível em: https://pia.paas.pr.gov.br/. Acesso em: 15 jul. 2023.

PARANÁ. Presente na Escola, Portal da Secretaria da Educação do Paraná, Curitiba, [c2023?]c. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/presente_escola. Acesso em: 15 jul. 2023.

PARANÁ. Sistema Estadual de Registro Escolar. Dia a Dia Educação, [c2023?]d. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=598. Acesso em: 07 jul. 2023.

SANTA CATARINA. Portaria n. 1576 de 17 de junho de 2016. Dispõe sobre a utilização obrigatória do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (SISGESC), na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina e dá outras providências. Diário Oficial, Florianópolis, SC, n. 20.327, 26 jun. 2016.

SANTA CATARINA. SED - Secretaria de Estado da Educação - Início. Portal da Secretaria da Educação de Santa Catarina, Florianópolis, [c2023?]a. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/index.php. Acesso em 10 jul. 2023.

SANTA CATARINA. Secretaria da Educação. Professor on-line. Portal da Secretaria da Educação de Santa Catarina, Florianópolis, [c2023?]b. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/servicos/professores-e-gestores/16978-professor-on-line. Acesso em: 10 jul. 2023.

SANTA CATARINA. Entrar no sistema. SISGESC - Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina, Florianópolis, c2010-2014. Disponível em: http://serieweb.sed.sc.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2finicio.aspx. Acesso em: 10 jul. 2023.

SECCHI, Leonardo; COELHO, Fernando de Souza; PIRES, Valdemir. Políticas Públicas: Conceitos, Casos Práticos, Questões de Concurso. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2019.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter – consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 17. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (Sinte/SC). Orientações sobre Diário Online. Notícias. SINTE-SC, Santa Catarina, 16 jul. 2015. Disponível em: https://sinte-sc.org.br/Noticia/1246/orientacoes-sobre-diario-online. Acesso em: 17 jul. 2023.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (Sinte/SC). Notícias. O diário online não pode punir os professores. SINTE-SC, Santa Catarina, 21 set. 2017.

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA (Sinte/SC). Notícias. O diário online não pode punir os professores. SINTE-SC, Santa Catarina, 04, jun. 2020.

SRNICEK, Nick. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.

TORRES, Leonor Lima. Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar. Educação & Sociedade, v. 44, p. 1-20, 2023.

DOI: https://doi.org/10.1590/ES.260427.

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (Utad). VII Encontro de Outono do Fórum Português de Administração Educacional: Plataformas informáticas nas Escolas: ao serviço da autonomia ou do controlo? Núcleo de Formação Contínua e Executiva – GFORM. UTAD, Portugal, 26, nov. 2022. Disponível em: https://www.utad.pt/gform/evento/vii-encontro-de-outono-do-forum-portugues-de-administracao-educacional-plataformas-informaticas-nas-escolas-ao-servico-da-autonomia-ou-do-controlo/. Acesso em: 03 jul. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR); UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG); CENTRO DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA E SOFTWARE LIVRE (C3SL). Plataforma de dados educacionais. Laboratório de Dados Educacionais (LDE), [c2023?]. Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/. Acesso em: 10 jul. 2023.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação. Panorama Setorial da Internet, ano 14, n. 2, jun. 2022. Disponível em: https://ceweb.br/media/docs/publicacoes/6/20220725145804/psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro na nova fronteira do poder 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Publicado

2023-12-01

Cómo citar

Palú, J., Arbigaus, J. de S., & Silveira, A. A. D. (2023). PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, DA ESCOLA PÚBLICA E SUAS FORMAS DE GESTÃO: ENTRE PROMESSAS E REALIDADES. Revista De Ciências Humanas, 24(2), 160–186. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.160-186