O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE À FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.229-246Palabras clave:
inteligência artificial, formação docente, educação digital, inovação pedagógica, desafios educacionais.Resumen
A inteligência artificial (IA), como um dos recursos das tecnologias digitais, tem emergido como uma ferramenta pedagógica inovadora, promovendo uma mudança importante no cenário educacional. Nesse panorama, o objetivo deste estudo é discutir desafios e possibilidades enfrentados na formação de professores diante da integração da IA. O problema central da pesquisa é compreender de que maneira a incorporação da inteligência artificial pode ser alinhada com as competências emergentes necessárias aos professores, considerando a influência da cibercultura e os avanços das tecnologias digitais. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, apoiada por uma revisão bibliográfica que incorpora autores relevantes encontrados na literatura especializada. Os resultados do estudo destacam que a IA vem se consolidando como uma ferramenta pedagógica inovadora que pode ser utilizada em prol de avanços na educação. Através da IA, os professores podem personalizar o processo de aprendizagem, fornecer feedbacks mais precisos a estudantes e gestores e adaptar suas abordagens de ensino. No entanto, a implementação da IA enfrenta desafios como a resistência à mudança, a necessidade de aprimorar a formação docente, integrar a IA ao currículo e desenvolver políticas e programas de estímulo ao uso da IA nas escolas. As oportunidades incluem a maximização do potencial da IA e a promoção da inclusão digital. À medida que a IA se torna mais presente nas salas de aula, os docentes precisam adquirir novas competências para atuar na era digital para que sua formação atenda às necessidades da sociedade.
Citas
BUSE, Bianca; CZMOLA, Halyne; PEREIRA, Hissae; MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi; BRITO, Gláucia da Silva. Tinha uma pandemia no meio do caminho: reflexões sobre tecnologias digitais, práticas pedagógicas e a formação do professor. In: EDUCERE - XV Congresso Nacional de Educação, 2021, Curitiba. Anais Inspirações, espaços e tempos de educação. Curitiba: PUCPR, 2021. p. 6682-6691.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DALLA VALLE, Paulo; MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. In: Janete Palu; Jenerton Arlan Schutz; Leandro Mayer. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA. 1ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2020, v. 1, p. 139-153.
Formação de professores é entrave ao uso de tecnologia em sala de aula, aponta pesquisa. Correio do Povo, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/forma%C3%A7%C3%A3o-de-professores-%C3%A9-entrave-ao-uso-de-tecnologia-em-sala-de-aula-aponta-pesquisa-1.1016261 Acesso em: 06, jul 2023.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
LUCKIN, Rosemary. Machine Learning and Human Intelligence: the future of education in the 21st century. Institute of Education: Londres, 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas- SP: Papirus, 2007.
MCTI. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial - EBIA. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, 2021.
MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi; PORTO, Ana Paula Teixeira. Perspectivas da formação de professores e os desafios para o letramento digital docente. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO, v. 22, p. 126-146, 2021.
MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi. A formação pedagógica dos professores da educação profissional e tecnológica: nos caminhos de uma Pedagogia Hermenêutica / Jacinta Lúcia Rizzi Marcom; orientador, Ricardo Rezer. - Chapecó, 2020.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audivisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus. 2006. p.11-66.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Texto publicado nos anais do 12º ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, In ROMANOWSKI, Joana Paulin et. al. (orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias da educação. Vol.2, Curitiba, Champagnaí, p. 245-253, 2004.
NÓVOA, Antônio. Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. Canal Educação, Bahia, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo. Acesso em: 07 jul. 2023.
OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa, aponta estudo. G1, São Paulo, 09, jun 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml Acesso em: 05, jul 2023.
RUSSELL, Stuart e NORVIG, Peter. Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna. Malásia: Pearson Education Limited, 2016.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANCHEZ, Wagner. Inteligência artificial: Brasil continua parado e ensino básico perde. RFM Editores - Revista Educação. Ed. 287, 2022. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2022/08/29/inteligencia-artificial-brasil-continua-parado/ Acesso em: 06, jul 2023.
SOARES, Marijane de Oliveira; PORTO, Ana Paula Teixeira. EDUCAÇÃO COMO REINVENÇÃO DA VIDA PÓS-PANDEMIA. Educação Em Foco, 27(1), 27072. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38690.
XAVIER, Antônio Carlos. Educação tecnológica e inovação: desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea. Revista (Con) Textos Linguísticos. Espírito Santo: UFES, vol. 7, nº 8.1, 2013.
UNESCO. Consenso de Beijing sobre a inteligência artificial e a educação. Paris: UNESCO, 2019.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.