AVALIANDO O RECURSO DIGITAL KAHOOT! A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA ATIVA

Autores/as

  • Carina Siqueira de Morais Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF http://orcid.org/0000-0001-5790-2580
  • Brena Carolaine de Castro Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.76-101

Palabras clave:

TDIC. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Kahoot!. Ensino de Ciências.

Resumen

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem contribuir para o processo de ensinoaprendizagem em Ciências, ajudando estudantes a se tornarem mais ativos e participativos. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de licenciandos em Ciências da Natureza quanto a utilização do recurso tecnológico Kahoot! a partir da perspectiva da Aprendizagem Tecnológica Ativa para a abordagem do tema “água”, considerando o contexto da cidade de São Raimundo Nonato - PI. A pesquisa foi realizada com licenciandos do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara, devidamente matriculados em uma disciplina intitulada Tecnologias Digitais para o Ensino de Ciências. Para a análise dos dados foi utilizado o caminho metodológico proposto por Leite (2020), adaptada em 4 etapas: elaboração do quiz; apropriação do quiz; aplicação do questionário online; análise dos dados. Diante dos resultados obtidos ficou claro que a utilização de recursos tecnológicos, como o kahoot!, no Ensino de Ciências faz com que os estudantes se tornem mais engajados durante o processo de aprendizagem. Independentemente dos resultados satisfatórios obtidos, percebemos que o Kahoot! conta com algumas barreiras, principalmente quando pensamos no contexto das escolas públicas, como a necessidade de ter acesso à internet e equipamentos eletrônicos como celular e computador. Mesmo assim, os licenciandos em Ciências, enquanto futuros docentes, se sentiram motivados a utilizarem esse tipo de recurso, buscando inovar as aulas, como mais uma forma de contribuir para a prática docente e aprendizagem em Ciências.

Biografía del autor/a

Carina Siqueira de Morais, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), sendo premiada com a Láurea Acadêmica.Foi aluna bolsista de iniciação científica (PIBIC-CNPq) na graduação. Mestre e Doutora em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências daUniversidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC-UFRPE). É Professora Adjunta 1 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Serra da Capivara,no Colegiado de Ciências da Natureza - CCINAT. Atua na área de Ensino das Ciências, com ênfase no Ensino da Química e Ciências da Natureza. Principais linhas depesquisa: Formação inicial de professores; Construção de significados e aprendizagem científica por meio de estratégias metodológicas para a abordagem de temáticascontemporâneas, à exemplo: Nanociência e Nanotecnologia; Educação em espaços não-formais e informais, Divulgação e Alfabetização Científica. Já foi Professora Substitutado Magistério Superior de Ensino de Química da UFRPE/UAST. Participa do Grupo de Pesquisa MUPI - Museus, Pesquisas e Investigações - UFRPE, coordenado pelaprofessora Dra. Helaine Sivini Ferreira. Exerceu as funções de Coordenadora de Área do PIBID (2020-2022), núcleo Ciências da Natureza/Univasf, e foi Coordenadora deEstágio do CCINAT (2018-2021); É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências - GPEAC (certificado pelo CNPq e UNIVASF); Atualmente está comoCoordenadora de Área do PIBID, núcleo Ciências (2022-2024) e Coordenadora Geral do Laboratório de Química da UNIVASF/CCINAT/São Raimundo Nonato-PI (desde 2018).

Brena Carolaine de Castro Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Licenciada em Ciências da Natureza pela Univasf. Discente do curso de especialização presencial em Ensino das Ciências pela UNIVASF. Professora da Educação Básica da Escola Particular Marília de Dirceu.

Citas

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, D. V.; CORDEIRO, C. P. B. S.; PALMEIRA, L. L. L. O uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) como estratégia pedagógica na educação infantil. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 42841-42857, 2020.

ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. SILVA.; DINIZ, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R .; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. (Orgs). Gamificação na educação. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 75- 97.

BARROS, F. G. N.; AMIN, M. M. Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 4, n. 1, p. 75-108, 2008.

BORGES, M. A. F.; SCHENATZ, B. N. O currículo e as TDIC: criando possibilidades para práticas pedagógicas com o uso das tecnologias digitais. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis/SC. Anais [...]. Florianópolis/SC: ESUD, 2014. p. 2539-2552.

BORTOLON, B.; MENDES, M. S. S. A importância da Educação Ambiental para o alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI, v. 5, n. 1, p. 118-136, 2014.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: GOMES, M. J.; OSÓRIO, A. J.; VALENTE, L. V. (Orgs). Livro de atas X Conferência Internacional de TIC na Educação–Clallenges. 2. ed. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência, 2017, p. 1587-1602.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente - água, p. 1-16, 2019. Disponível em:http://www.mma.gov.br/estruturas/sedr_proecotur/_publicacao/140_publicacao09062009025910.pdf Acesso em: 21/07/2022.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013.

FERREIRA, M. S. A utilização Das Tecnologias Da Informação E Comunicação - TICs no Ensino de Ciências em São Raimundo Nonato – PI. 2019. 60 f. Monografia (Licenciatura em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, São Raimundo Nonato, 2019.

FUMDHAM. Fundamentação do Museu do Homem Americano. São Raimundo Nonato – PI, 2023. Disponível em: http://fumdham.org.br/ Acesso em: 03/04/2023.

GEBRAN, M. P. Tecnologias educacionais. 1. ed. Curitiba: IESDE BRASIL SA, 2009.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Raimundo Nonato: Panorama, pesquisas, história e fotos. São Raimundo Nonato: IBGE, 2020. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/sao-raimundononato/panorama> Acesso em: 28 fev. 2022.

KAHOOT!. Ferramenta de ensino, 2023. Disponível: https://kahoot.com/schools-u/ Acesso em: 14/03/2023

LARANJEIRA, S. A. T. Água: o princípio da vida. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia / Saúde Coletiva) – Universidade do Sagrado Coração, Bauru – SP, 2008.

LEITE, B.S. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Revista Internacional de Educação Superior [RIESup], v.4, n.3, p.580-609, 2018.

LEITE, B. S. Kahoot! e Socrative como recursos para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa gamificada no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 42, n. 2, p. 147-156, 2020.

LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. 20. ed. Curitiba: Ed. Appris, 2015.

LICORISH, S. A.; OWEN, H. E.; DANIEL, B.; GEORGE, J. L. Students’ perception of Kahoot!’s influence on teaching and learning. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 13, n. 1, p. 1-23, 2018.

LIMA, C. L.; QUEIROZ, E. C. S. B.; SANT' ANNA, G. J. A Relação entre concentração e Aprendizagem: O Uso De TDIC para a Aprendizagem do Aprender. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores e Educação a Distância, 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: CIET:EnPED, 2018. p. 1-17. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/474. Acesso em: 15 mar. 2021.

MACÊDO, J. L. Análise do sistema de abastecimento de água de São Raimundo Nonato - Piauí da companhia de saneamento básico sob o foco do planejamento e controle da produção. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2016.

MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 31-46, 2020.

MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais–um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, p. 527-538, 2009.

MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, p. 136-155, 2020.

MILHOMEM, L. F.; OLIVEIRA, J. V. A.; LIMA, F. P. Uso do Kahoot no Ensino de Química: Uma nova ferramenta na Educação Básica. In: 9ª JICE-JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, 2018, Tocantins. Anais [...]. Tocantins: Ciência para a Redução das Desigualdades, 2018. p.1-6.

MORAIS, M. C. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE - Produções Didático-Pedagógicas. 2. ed. Paraná: Programa de Desenvolvimento Educacional, 2014.

Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde Acesso em: 12/11/2022.

MÜLLER, E. E. R. A importância dos Recursos Digitais no Ambiente Escolar. 2016. 35 f. TCC - Monografia (Especialização - Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167480. Acesso em: 1 out. 2022.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

PEDRO, I. M. Letramento crítico na plataforma Kahoot: a ferramenta quiz. Revista Primeira Escrita, v. 7, n. 1, p. 52-63, 2020.

PEREIRA, D. M; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, n 10, p. 151-174, 2010.

RIBEIRO, M. S. B. M.; GOMES, R. C. A importância da educação ambiental no ensino fundamental. Revista Fluminense de Extensão Universitária, v. 4, n. 1/2, p. 05-06, 2014.

SILVA, F. S.; TERÁN, A. F. Práticas pedagógicas na educação ambiental com estudantes do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 339-351, 2018.

SILVA, A. J. S.; LIMA, A. S. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas do Brasil: a realidade enfrentada pelos educadores nas salas de aula. 2018. 19 f. TCC – Artigo (Licenciatura em Informática) – Universidade Federal do Maranhão, Codó, 2018.

SOARES, L. V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 1055-1076, 2017.

Publicado

2023-09-12

Cómo citar

de Morais, C. S., & Santos, B. C. de C. (2023). AVALIANDO O RECURSO DIGITAL KAHOOT! A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA ATIVA. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 76–101. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.76-101