MOVIMENTO STEAM E O ENSINO MÉDIO À LUZ DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.119-141

Palabras clave:

Educação. Ensino Médio. Movimento STEAM.

Resumen

Neste texto, investigamos a aproximação entre a reconfiguração do Ensino Médio, por meio dos princípios expressos na Lei n°13.415/2017, e o Movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), que pretende difundir estratégias de inovação e integração curricular. O estudo toma como base, para a Revisão Sistemática de Literatura, as produções publicadas no Scopus, Web of Science, Google Scholar, Periódicos Capes, Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD, no período de 2017 a 2022, por meio dos descritores em língua inglesa: "high school" and (STEM or STEAM) and "educational policy"; "high school" and (STEM OR STEAM). Adicionalmente, em língua portuguesa foram mobilizados os descritores: "ensino médio" and (STEM or STEAM) and “política educacional”; "ensino médio" and (STEM or STEAM). Os dados revelam que há pontos de contato entre os postulados do Novo Ensino Médio com a abordagem STEAM, nas políticas educacionais em curso, no conceito de integração curricular e nas ações de fomento em parceria com o terceiro setor. Compreendemos que as críticas direcionadas à reconfiguração da etapa final da Educação Básica, por meio da reforma e o cunho empresarial do gérmen do Movimento em questão, não anulem o fato de que há praticantes culturais para os quais é fundamental pensar estratégias didático-pedagógicas que superem a Pedagogia Tradicional, com a noção de transmissão, que não cabe mais.

Biografía del autor/a

Waleska Gonçalves de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora de física da rede estadual de Mato Grosso;

Mestre em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT)

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciência da Computação (UFF). Professor Associado do Instituto de Computação (UFMT),
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação (PROFNIT) da UFMT.

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso.

Doutora em Educação (UNESP). Professora Adjunta do Instituto de Educação (UFMT), Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE),

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Publicado

2023-09-12

Cómo citar

de Lima, W. G., Maciel, C., & Casagrande, A. L. (2023). MOVIMENTO STEAM E O ENSINO MÉDIO À LUZ DA LITERATURA. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 119–141. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.119-141