O QUE É COMPUTAÇÃO? PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.247-267

Palabras clave:

Educação e Computação, pensamento computacional, Educação Básica, teoria histórico-cultural, organização do ensino.

Resumen

Acerca do ensino de computação tem crescido discussões sobre a formação de professores, do desenvolvimento de materiais didáticos, da organização curricular, dentre outras temáticas importantes para a área. Porém, para o êxito de sua implementação na Educação Básica, outro elemento merece nossa atenção: o sujeito a quem se destina esse ensino, o estudante da Educação Básica. No ensino de conteúdos escolares faz-se necessário considerar os conhecimentos prévios dos estudantes para que a aprendizagem dos objetos de conhecimento de cada componente curricular possibilite que avancem para novos níveis de compreensão. Como contemplar esse princípio pedagógico no ensino de computação? Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa experimental, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, além de conceitos científicos da Ciência da Computação, realizada com uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior do Paraná, por meio da qual foram ensinados conceitos computacionais. Concluímos que: a) a identificação da percepção dos estudantes sobre computação é importante como ponto de partida para que suas experiências cotidianas sejam articuladas ao conhecimento escolar; b) a identificação da percepção dos estudantes torna possível ao professor acompanhar avanços qualitativos no pensamento dos estudantes em direção à formação do pensamento computacional, e; c) esses avanços ocorrem por meio da apropriação de conceitos computacionais.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Beleti Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor Adjunto da UFPR, Campus Jandaia do Sul

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora (Programa de Pós-Graduação em Educação - UEM)

Citas

ALMEIDA, Adrianne Veras de; ALMEIDA, Adrielle Veras de; ARAÚJO, Fabíola Pantoja O. Formação Docente em Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 348-357. ISSN 2595-6175. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/wei.2021.15926>. Acesso em: 29 mar. 2023.

BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Desenvolvimento do pensamento computacional: percepção de professores da educação básica no interior do Paraná. Revista Criar Educação, v. 11, n. 1, p. 135-154, set. 2022. Disponível em: < https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6501>. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v11i1.6501.

BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Pesquisas experimentais no desenvolvimento do pensamento computacional: um mapeamento sistemático de literatura no ensino de conceitos de computação. Educação em Foco, [S. l.], v. 26, n. 49, 2023. DOI: 10.36704/eef.v26i49.6623. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6623. Acesso em: 27 jun. 2023.

BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Possibilidades do Pensamento Computacional: um novo olhar teórico. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 32, 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 943-952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217364.

BITTENCOURT, Roberto Almeida; SANTANA, Bianca Leite; ARAUJO, Luis Gustavo Jesus. Computação Fundamental: Currículo e Livros Didáticos de Computação para o Ensino Fundamental II. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 29, p. 662-691, jun. 2021. ISSN 2317-6121. Disponível em: <http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v29p662>. Acesso em: 29 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Computação Complemento à BNCC. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2022a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file>. Acesso em: 22 de mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2022b. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Processo Nº: 23001.001050/2019-18. Parecer CNE/CEB Nº: 2/2022. Aprovado em: 17/2/2022.

CIEB – CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Currículo de referência – Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação. São Paulo: CIEB, 2020. E-book em pdf.

COLETO BEZERRA, Maytê Gouvêa; BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; SANTIAGO JUNIOR, Robertino Mendes; ZÜGE, Alexandre Prusch. Trajetória de um Curso de Licenciatura em Computação no Interior do Paraná . In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 29, 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 141-150. ISSN 2595-6175. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/wei.2021.15905>. Acesso em: 29 mar. 2023.

DAVYDOV, Vasili V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DÍAZ-LAUZURICA, Belkis; MORENO-SALINAS, David. Computational thinking and robotics: A teaching experience in compulsory secondary education with students with high degree of apathy and demotivation. Sustainability, v. 11, n. 18, p. 5109, 2019.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARTINS, Lígia Márcia. Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum linguístico, v. 13, n. 4, p. 1572-1586, 2016.

OLIVEIRA, Rômulo Silva de; CARISSIMI, Alexandre da Silva; TOSCANI, Simão Sirineo. Sistemas operacionais. Revista de informática teórica e aplicada. Porto Alegre. Vol. 8, n. 3 (dez. 2001), p. 7-39, 2001.

OLIVEIRA, Wilk; CAMBRAIA, Adão Caron. Desafios na Formação de Professores de Computação: Reflexões e Ações em Construção. In: Workshop de Informática na Escola, 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 319-328. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.319>. Acesso em: 29 mar. 2023.

RAABE, André Luís Alice; BRACKMANN, Christian Puhlmann; CAMPOS, Flávio Rodrigues. Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. Centro de Inovação para a Educação Básica-CIEB, 2018.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação e Realidade, v. 40, n. 2, p. 375-397, 2015.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. O método como base para reflexão sobre um modo geral de organização do ensino. In: Mendonça, S. G. L.; Penitente, L. A. A.; Miller, S. (org.) A questão do método e a teoria histórico-cultural: bases teóricas e implicações pedagógicas. Marília: Oficina Universitária: São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 1, p. 81-96, 2017.

SMIRNOV, Anatoly Alexandrovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich; RUBINSHTEIN, Serguei Leonidovich; TIEPLOV, Boris Mikhailovich. Psicologia da Academia de Ciências Pedagógicas de la R. S. S. F. R. Instituto de investigación cientifica. Tradución directa del ruso por Florencio Villa Landa, Editorial Grijalbo, S. A. Barcelona, Buenos Aires, México, D. F., 1978.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas: Tomo II. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2014.

Archivos adicionales

Publicado

2023-12-23

Cómo citar

Beleti Junior, C. R., & Sforni, M. S. de F. (2023). O QUE É COMPUTAÇÃO? PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 247–267. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.247-267