O GÊNERO DO DISCURSO LITERÁRIO COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO DE TEMAS SENSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.62-86Palabras clave:
educação, gênero do discurso, literature, temas sensíveis.Resumen
Este artigo estuda o gênero do discurso ‘literatura’ como instrumento para reflexão de temas sensíveis e busca responder a seguinte questão de pesquisa: Como a literatura (enquanto gênero do discurso) pode contribuir para reflexões acerca desses tópicos? Buscou-se desenvolver, enquanto objetivo geral, uma discussão sobre a importância da palavra literária na Educação e seu papel como instrumento para reflexão desses assuntos, tendo, ainda, como objetivos específicos: revisar discussões teóricas acerca do (não) lugar da literatura na perspectiva da história, da sociedade, da economia etc.; levantar características da palavra literária, a partir de revisão bibliográfica, que permitam seu papel de instrumento de reflexão para temas sensíveis; e refletir sobre possibilidades de trabalho com a literatura na sala de aula com esse propósito. A fundamentação teórica traz autores de diferentes áreas, tais como Augusto Ponzio e o Círculo de Bakhtin – da Filosofia da Linguagem –, bem como teóricos da Linguística Aplicada – a exemplo de Luiz Percival Leme Britto e João Wanderley Geraldi –, e da Literatura – como Antônio Cândido. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa (de acordo com Gil, 2007). Os resultados apontam para a importância da literatura enquanto gênero do discurso nas escolas, uma vez que essa revoluciona as práticas de ensino tradicionais, abrindo portas para novas perspectivas de discussão sobre temas sensíveis.
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