O GÊNERO DO DISCURSO LITERÁRIO COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO DE TEMAS SENSÍVEIS

Autores/as

  • Josa Coelho da Silva Irigoite Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8049-7584
  • Amanda Fulginiti Sinhoreli
  • Maria Laura Pozzobon Spengler Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.62-86

Palabras clave:

educação, gênero do discurso, literature, temas sensíveis.

Resumen

Este artigo estuda o gênero do discurso ‘literatura’ como instrumento para reflexão de temas sensíveis e busca responder a seguinte questão de pesquisa: Como a literatura (enquanto gênero do discurso) pode contribuir para reflexões acerca desses tópicos? Buscou-se desenvolver, enquanto objetivo geral, uma discussão sobre a importância da palavra literária na Educação e seu papel como instrumento para reflexão desses assuntos, tendo, ainda, como objetivos específicos: revisar discussões teóricas acerca do (não) lugar da literatura na perspectiva da história, da sociedade, da economia etc.; levantar características da palavra literária, a partir de revisão bibliográfica, que permitam seu papel de instrumento de reflexão para temas sensíveis; e refletir sobre possibilidades de trabalho com a literatura na sala de aula com esse propósito. A fundamentação teórica traz autores de diferentes áreas, tais como Augusto Ponzio e o Círculo de Bakhtin – da Filosofia da Linguagem –, bem como teóricos da Linguística Aplicada – a exemplo de Luiz Percival Leme Britto e João Wanderley Geraldi –, e da Literatura – como Antônio Cândido. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa (de acordo com Gil, 2007). Os resultados apontam para a importância da literatura enquanto gênero do discurso nas escolas, uma vez que essa revoluciona as práticas de ensino tradicionais, abrindo portas para novas perspectivas de discussão sobre temas sensíveis.

Biografía del autor/a

Josa Coelho da Silva Irigoite, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul - 2008) e em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2009). Mestre (2011) e Doutora (2015) em Linguística (área de concentração: Linguística Aplicada; linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Língua Materna) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como formadora no curso de formação continuada de professores dos Anos Iniciais da rede de São José/SC, e como docente nos cursos de Pedagogia, modalidade a distância e presencial, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - Centros: CEAD e FAED) e de Língua e Literatura Vernáculas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Centro CCE). Atualmente é professora do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Maria Laura Pozzobon Spengler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Coletivo Ciranda, na UDESC. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Leitora votante da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil. Idealização e curadoria do Clube de Leitura Essência Literária.

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Publicado

2023-12-23

Cómo citar

Irigoite, J. C. da S., Sinhoreli, A. F., & Spengler, M. L. P. (2023). O GÊNERO DO DISCURSO LITERÁRIO COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO DE TEMAS SENSÍVEIS. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 62–86. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.62-86