RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Paola Luisa Si

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.51-61

Palabras clave:

Recursos Educacionais Abertos (REA). Práticas Pedagógicas. Formação Docente.

Resumen

A presente comunicação versa sobre o estudo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) com o objetivo de compreender se podem favorecer a prática pedagógica do professor da Educação Básica, assim como saber se o professor conhece a filosofia por trás do desenvolvimento desses recursos, se sabe onde encontrá-los, como criá-los, como adaptá-los, como usá-los e onde compartilhá-los, e se observa os tipos de licenças de uso. Assim, um primeiro questionário foi aplicado com um grupo de professores de uma escola municipal da cidade de Araquari/SC, para compreender o seu entendimento sobre a Educação Aberta e o conhecimento compartilhado na rede, especialmente onde costumam buscar os conteúdos para o planejamento da sua prática pedagógica. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com dezessete perguntas fechadas e de múltipla escolha, composto por questões pessoais, acadêmicas e profissionais. Quinze professores da escola participaram desta etapa, de maneira anônima e voluntária, totalmente on-line, com o uso de ferramentas como o Google Forms e o aplicativo Whatsapp. Como resultado dessa primeira investigação, percebeu-se que esses professores têm pouco conhecimento sobre os REA e as licenças de uso, demonstrando interesse em receber uma formação, o que confirma uma percepção de utilidade do tema em sua prática cotidiana, mostrando as dificuldades sobre conhecimento e a disseminação dos REA na Educação Básica.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Si, P. L. (2023). RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Ciências Humanas, 23(2), 51–61. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.51-61