A PERCEPÇÃO DE DOCENTES MÉDICOS ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NOS CURSOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.142-158

Palabras clave:

Formação médica. Competências médicas. Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo a elaboração, a identificação, o registro e a categorização de teses, dissertações e artigos científicos relacionados à percepção de docentes médicos sobre a implementação de metodologias ativas e a avaliação por competências nos Cursos de Medicina, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Para isso, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), mediante o uso dos termos: “diretrizes da medicina”, “metodologias ativas”, “formação médica”, “competências médicas”, “avaliação por competências”, “DCN medicina” e “ensino médico”, em diferentes combinações. Foram incluídos artigos, dissertações e teses publicados entre 2014 e 2020, em português e espanhol. A maior parte das publicações apresentou a preocupação com a inserção das metodologias ativas e da avaliação por competências para a adequação dos currículos médicos frente às DCNs de 2014. Com base na literatura encontrada, os docentes relatam a importância da observação de modelos educacionais similares, de forma a facilitar a implementação das metodologias ativas na formação médica. Essa forma de ensino, somada à avaliação por competências, gera alunos mais questionadores, críticos e reflexivos. Contudo, os professores sofrem com a sobrecarga de trabalho, com a alta carga horária e com a grande demanda de trabalho extraclasse. Logo, percebe-se a necessidade de produções científicas que explorem e orientem resoluções para essas fragilidades encontradas, de forma a permitir e estimular a formação de médicos capazes de atuar com maior autonomia, humanização e integração no trabalho em equipe.

Biografía del autor/a

Jefferson Polachini Skzypek, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2005). Especialista em Oftalmologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (2008). Fellowship em Cirurgia Plástica Oftalmológica pelo Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (2009). Atualmente é médico oftalmologista do Instituto de Olhos Santa Luzia, responsável pelo setor de plástica ocular. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Oftalmológica, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia, pálpebra e vias lacrimais. Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2019). Docente da Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Erechim (2021). Doutorando em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Edite Maria Sudbrack, URI-FW

Pós-Doutorado em Educação (2020) - Universidade de Aveiro/Portugal; Pós-Doutorado em Educação (2016) - UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente é Pró-reitora de Ensino da URI.

Citas

ALMEIDA, Thomas Eugenio Portes de. Novos instrumentos de avaliação no componente curricular de tutoria em curso de medicina por metodologia ativa. 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2018.

BIFFI, Maríndia; et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Desafios dos Docentes de Duas Faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20190346.

BRASIL. Resolução n. 3, de 20 de junho de 2014. Brasília/DF: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: out. 2019.

FRANCISCHETTI, Ieda; HOLZHAUSEN, Ylva; PETERS, Harm. Tempo do Brasil traduzir para a prática o Currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs). Interface (Botucatu). 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.190455.

GOMES, Alexandre Henrique Bezerra. Implantação da avaliação por competência da oftalmologia no currículo médico generalista. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde). Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

LIMA, Maurícia Cristina de. A prática docente reflexiva e a metodologia ativa no ensino superior em saúde. 2019. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2019.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Priscila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

OLIVEIRA, Carlos Alberto de et al. Alinhamento de Diferentes Projetos Pedagógicos de Cursos de Medicina com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 2, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180203.

PEREIRA, Adriana Teixeira. O desafio da inserção das metodologias ativas no ensino em saúde: narrativas de docentes. São Paulo, 2020. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2020.

Archivos adicionales

Publicado

2023-09-12

Cómo citar

Skzypek, J. P., & Sudbrack, E. M. (2023). A PERCEPÇÃO DE DOCENTES MÉDICOS ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NOS CURSOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 142–158. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.142-158