RESGATE DA TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA URI: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EMBASADORES / INSITUTIONAL ASSESSMENT AT URI - AN ANALISYS OF FOUNDATION DOCUMENTS

Autores/as

  • Eliane Maria Balcevicz Grotto Mestre em Educação – CPA-URI Campus Frederico Westphalen.
  • Nilce Fátima Scheffer Doutora em Educação Matemática – CPA-URI Campus de Erechim.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.397

Palabras clave:

Avaliação Institucional. Reflexão. Autoavaliação.

Resumen

O projeto objetivou resgatar a experiência e a trajetória realizadas com Avaliação Institucional e/ou autoavaliação na URI. Este vem sendo realizado há dois anos nos três campi maiores, coordenado por pesquisadores membros da CPA em cada uma das unidades, sendo financiado pelo Programa PIIC-URI. A pesquisa realizada configura-se como bibliográfica e qualitativa, sendo que a coleta de dados está efetivando-se por meio de instrumento específico. No primeiro ano de pesquisa, trabalhou-se na revisão teórica, buscando as definições e concepções de Avaliação Institucional, quando se construiu um Instrumento de Coleta de Dados. No segundo ano de pesquisa, foram realizadas a coleta, organização e
análise de dados correspondentes ao período de 1992 até 2006; em paralelo a este trabalho, produziu-se um artigo encaminhado para publicação. O estudo até o momento acena para a consolidação e importância do trabalho da avaliação realizado pela CPA - Comissão Própria de Avaliação que, a partir da unificação dos sistemas avaliativos de todas as unidades da URI, faculta o auto-conhecimento institucional. Mediante os resultados é possível verificar que os processos de avaliação e autoavaliação institucional fornecem subsídios para orientação de práticas educativas presentes e futuras, práticas de gerenciamento e fonte inesgotável para a pesquisa.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

Grotto, E. M. B., & Scheffer, N. F. (2012). RESGATE DA TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA URI: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS EMBASADORES / INSITUTIONAL ASSESSMENT AT URI - AN ANALISYS OF FOUNDATION DOCUMENTS. Revista De Ciências Humanas, 10(14), p. 131–148. https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.397

Número

Sección

Dossiê