ENVELHECIMENTO E PROJETOS DE VIDA: INFLUÊNCIAS DA APOSENTADORIA / AGING AND LIFE PROJECTS: RETIREMENT INFLUENCES

Autores/as

  • Laís Piovesan Graduada em Psicologia pela URI e aluna da Especialização em Residência em Saúde Mental Coletiva. Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
  • Anita Guazzelli Bernardes Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2006), psicóloga e professora da Universidade Católica Dom Bosco.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.395

Palabras clave:

Aposentadoria. Terceira Idade. Projetos de Vida.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo principal o estudo da aposentadoria no que se refere à construção ou reformulação dos projetos de vida. Para a coleta do material foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove idosos aposentados da região noroeste do Rio Grande do Sul, afastados há, no mínimo, cinco anos da atividade profissional formal. Os resultados indicaram que os participantes estabeleciam com seu trabalho uma relação voltada, principalmente, à questão financeira e percebiam a aposentadoria de formas distintas. Os projetos de vida dos aposentados entrevistados mostraram-se pouco complexos quanto à necessidade de planejamento e investimento atual, o que pode indicar uma falta de perspectiva de vida devido à consciência de proximidade da morte.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

Piovesan, L., & Bernardes, A. G. (2012). ENVELHECIMENTO E PROJETOS DE VIDA: INFLUÊNCIAS DA APOSENTADORIA / AGING AND LIFE PROJECTS: RETIREMENT INFLUENCES. Revista De Ciências Humanas, 10(14), p. 89–110. https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.395

Número

Sección

Dossiê