A PRESENÇA DE FREIRE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUÇÃO DE SABERES DIALÓGICOS E FILOSÓFICOS / FREIRE´S PRESENCE IN TEACHER FORMATIION: THE CONSTRUCTION OF DIALOGIC AND PHILOSOPHICAL KNOWLEDGE

Autores/as

  • Elisabete Cerutti Mestre em Educação, profª do Departamento de Ciências Humanas da URI/FW.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.392

Palabras clave:

Formação do professor. Diálogo. Paulo Freire

Resumen

O presente artigo se destina à reflexão sobre a formação do professor, tendo como fundamentação teórica e filosófica o educador Paulo Freire, evidenciando a elaboração conceitual sobre o ato dialógico do educador. O referido artigo, possui em seu campo teórico saberes que tratam da presença significativa de Freire, como educador capaz de pensar a interação entre conhecimento e realidade, bem como, a necessidade de construir a
rigorosidade conceitual nos cursos de formação de educadores, no que tange sua postura filosófica, tendo em vista seu papel de educador enquanto agente de mudança na atual sociedade. Entender a formação do pedagogo como processo de construção de saberes pedagógicos e filosóficos, com base na pedagogia freireana, permite, ainda, verificar seu processo de construção do referencial teórico evidenciando a categoria dialógica e como esta
se traduz em sua prática.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

Cerutti, E. (2012). A PRESENÇA DE FREIRE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUÇÃO DE SABERES DIALÓGICOS E FILOSÓFICOS / FREIRE´S PRESENCE IN TEACHER FORMATIION: THE CONSTRUCTION OF DIALOGIC AND PHILOSOPHICAL KNOWLEDGE. Revista De Ciências Humanas, 10(14), p. 47–64. https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.392

Número

Sección

Dossiê