A PRESENÇA DE FREIRE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUÇÃO DE SABERES DIALÓGICOS E FILOSÓFICOS / FREIRE´S PRESENCE IN TEACHER FORMATIION: THE CONSTRUCTION OF DIALOGIC AND PHILOSOPHICAL KNOWLEDGE
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.392Palabras clave:
Formação do professor. Diálogo. Paulo FreireResumen
O presente artigo se destina à reflexão sobre a formação do professor, tendo como fundamentação teórica e filosófica o educador Paulo Freire, evidenciando a elaboração conceitual sobre o ato dialógico do educador. O referido artigo, possui em seu campo teórico saberes que tratam da presença significativa de Freire, como educador capaz de pensar a interação entre conhecimento e realidade, bem como, a necessidade de construir arigorosidade conceitual nos cursos de formação de educadores, no que tange sua postura filosófica, tendo em vista seu papel de educador enquanto agente de mudança na atual sociedade. Entender a formação do pedagogo como processo de construção de saberes pedagógicos e filosóficos, com base na pedagogia freireana, permite, ainda, verificar seu processo de construção do referencial teórico evidenciando a categoria dialógica e como esta
se traduz em sua prática.
Publicado
2012-10-30
Cómo citar
Cerutti, E. (2012). A PRESENÇA DE FREIRE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUÇÃO DE SABERES DIALÓGICOS E FILOSÓFICOS / FREIRE´S PRESENCE IN TEACHER FORMATIION: THE CONSTRUCTION OF DIALOGIC AND PHILOSOPHICAL KNOWLEDGE. Revista De Ciências Humanas, 10(14), p. 47–64. https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.392
Número
Sección
Dossiê
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.