POR DENTRO DA ESCOLA: CONTRADIÇÕES VIVIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS NA CULTURA DA INCERTEZA / INSIDE THE SCHOOL: CONTRADICTIONS FACED BY TEACHERS AND STUDENTS IN THE CULTURE OF UNCERTAINTY

Autores/as

  • Arnaldo Nogaro
  • Lucina E. C. Francio

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.390

Palabras clave:

Incerteza. Escola. Professor.

Resumen

O texto “Por dentro da escola: as contradições vividas por professores e alunos na cultura da incerteza”, tem sua gênese em um projeto de pesquisa e tem objetivo refletir sobre
o papel da escola e do professor na contemporaneidade. O cenário atual, com suas contradições e transformações, reaquece o debate em torno da instituição escola e de seus protagonistas. Não basta o acesso à escola, é necessário que o aluno aprenda, adquira saberes e conhecimentos, desenvolva habilidades que lhe permitam construir-se como ser humano e também preparar-se para enfrentar os desafios que suscitam neste novo contexto. A tradição da escola está assentada na cultura da certeza, mas ela se depara com a necessidade de trabalhar voltada para a cultura da incerteza, característica maior dos tempos atuais. Como ela
desenvolverá seu trabalho? Quais dificuldades enfrenta e enfrentará? O que está reservado ao professor? O que se espera do aluno? Os questionamentos são infinitos e a busca por respostas tem tirado o fôlego de educadores, teóricos, pensadores que se perguntam sobre qual a responsabilidade e parcela de contribuição que pais, professores e alunos devem dar naquilo
que denominamos educar as novas gerações.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

Nogaro, A., & Francio, L. E. C. (2012). POR DENTRO DA ESCOLA: CONTRADIÇÕES VIVIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS NA CULTURA DA INCERTEZA / INSIDE THE SCHOOL: CONTRADICTIONS FACED BY TEACHERS AND STUDENTS IN THE CULTURE OF UNCERTAINTY. Revista De Ciências Humanas, 10(14), p. 11–32. https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.390

Número

Sección

Dossiê