ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TICS / CHEMISTRY EDUCATION: A PROPOSAL METODOLÓGICA MEDIATED FOR THE TICS

Autores/as

  • Marcelo Prado Amaral Rosa
  • Eliane Maria Balcevicz Grotto

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.388

Palabras clave:

Ensino, Tecnologia, Química.

Resumen

A metodologia de pesquisa que orienta este estudo inscreve-se numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Os instrumentos utlilizados nesse estudo foi a análise de documentos, entrevistas e observação da prática dos professores que trabalham em cinco municípios da região do Médio Alto Uruguai, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa revela que, apesar de se vivenciar um novo paradigma, a era digital, a realidade atual nas escolas é outra, ou seja, a escola continua primando pela memorização e transmissão deconteúdos. Percebe-se que, apesar de se passarem três décadas de existência de programas que visam à capacitação de professores e a implementação de laboratórios, pouco se avançou ou quase nada, em se tratando de inclusão das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino. Historicamente, as mudanças de metodologias, seja no âmbito da Universidade ou da Escola, são lentas. Mas, nesse momento específico, a mudança deve ser mais rápida. Sem dúvida, a formação de professores representa um grande desafio no contexto atual.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

Rosa, M. P. A., & Grotto, E. M. B. (2012). ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TICS / CHEMISTRY EDUCATION: A PROPOSAL METODOLÓGICA MEDIATED FOR THE TICS. Revista De Ciências Humanas, 9(13), p. 79–98. https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.388

Número

Sección

Dossiê