INVESTIGAÇÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.43-61Palabras clave:
Participação, Protagonismo, Sala de AulaResumen
O objetivo foi identificar as percepções dos professores de Ciências e Matemática, cursistas de Pós-Graduação Stricto sensu, acerca do protagonismo ativo dos estudantes em sala de aula. A partir de uma abordagem qualitativa, adotou-se enquanto instrumento de coleta de informações um questionário aberto junto a dez professores. O método de análise foi a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados são a emersão de quatro categorias finais: i) A manifestação do conhecimento a partir do diálogo; ii) Desenvolvimento do pensamento crítico favorecendo a autonomia dos discentes e uma reflexão sobre a prática docente; iii) A formação continuada docente em prol da superação de dificuldades; e iv) A mediação como forma de estímulo à criatividade e à cooperação na relação docente-discente. Por fim, salienta-se enquanto principal conclusão a necessidade de formação continuada para o aprimoramento da prática docente eo encorajamento frente à adoção de práticas que valorizam a participação e o protagonismo dos estudantes no ambiente escolar.
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