UMA ANÁLISE SOBRE A SUPERVISÃO E A AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM UMA LICENCIATURA À DISTÂNCIA

Autores/as

  • Layla Júlia Gomes Mattos Instituto Federal de Minas Gerais - Ouro Preto https://orcid.org/0000-0001-6979-5196
  • Silvana Claudia Santos Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.152-175

Palabras clave:

Educação a Distância, Formação Inicial de Professores, Educação Matemática, Tecnologias na Educação.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que teve como foco o modo como o estágio supervisionado se desenvolveu em um curso de licenciatura em matemática a distância de uma universidade federal mineira. A perspectiva teórica que fundamentou esta investigação compreende o estágio como um dos elementos articuladores dos conhecimentos específicos da profissão e o campo de atuação profissional, no qual teoria e prática não são vistas como momentos distintos da formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas junto à docente supervisora do estágio, bem como com alunas do curso. Com base na análise dos dados, foi possível inferir que a supervisão dos estágios consiste em um momento de pouca intervenção docente e muita expectativa sobre o estagiário, configurando uma parceria de pouco diálogo. Faz-se urgente uma proposta de estágio na qual a orientação seja mais ativa e participativa. Na EaD, cujos pares estão literalmente distantes, os recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) precisam ser explorados considerando suas potencialidades. A tríade observação-participação-regência, organizada de maneira mais cíclica, oportunizaria ao aluno reviver as etapas e avaliar possíveis erros e acertos. O relatório é um instrumento de atribuição de notas e confirmação de presença nos estágios. Contudo, acreditamos que as informações contidas nele poderiam ser distribuídas em momentos específicos, explorando ferramentas do AVA, reutilizando as informações de forma mais objetiva e direcionada às discussões relacionadas ao momento do estágio em que os alunos estiverem experimentando.

Biografía del autor/a

Layla Júlia Gomes Mattos, Instituto Federal de Minas Gerais - Ouro Preto

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa - MG, campus Viçosa. 

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, campus Ouro Preto, vinculada à Coordenação de Educação - CODAEDU. 

Silvana Claudia Santos, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Rio Claro. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

Mestre em Educação Matemática Doutora em Educação Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Unesp, Rio Claro.

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFV.

Coordenadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação.

Archivos adicionales

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Mattos, L. J. G., & Santos, S. C. (2021). UMA ANÁLISE SOBRE A SUPERVISÃO E A AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM UMA LICENCIATURA À DISTÂNCIA. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 152–175. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.152-175