UMA ANÁLISE SOBRE A SUPERVISÃO E A AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM UMA LICENCIATURA À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.152-175Palabras clave:
Educação a Distância, Formação Inicial de Professores, Educação Matemática, Tecnologias na Educação.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que teve como foco o modo como o estágio supervisionado se desenvolveu em um curso de licenciatura em matemática a distância de uma universidade federal mineira. A perspectiva teórica que fundamentou esta investigação compreende o estágio como um dos elementos articuladores dos conhecimentos específicos da profissão e o campo de atuação profissional, no qual teoria e prática não são vistas como momentos distintos da formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas junto à docente supervisora do estágio, bem como com alunas do curso. Com base na análise dos dados, foi possível inferir que a supervisão dos estágios consiste em um momento de pouca intervenção docente e muita expectativa sobre o estagiário, configurando uma parceria de pouco diálogo. Faz-se urgente uma proposta de estágio na qual a orientação seja mais ativa e participativa. Na EaD, cujos pares estão literalmente distantes, os recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) precisam ser explorados considerando suas potencialidades. A tríade observação-participação-regência, organizada de maneira mais cíclica, oportunizaria ao aluno reviver as etapas e avaliar possíveis erros e acertos. O relatório é um instrumento de atribuição de notas e confirmação de presença nos estágios. Contudo, acreditamos que as informações contidas nele poderiam ser distribuídas em momentos específicos, explorando ferramentas do AVA, reutilizando as informações de forma mais objetiva e direcionada às discussões relacionadas ao momento do estágio em que os alunos estiverem experimentando.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
2021-07-26
Cómo citar
Mattos, L. J. G., & Santos, S. C. (2021). UMA ANÁLISE SOBRE A SUPERVISÃO E A AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM UMA LICENCIATURA À DISTÂNCIA. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 152–175. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.152-175
Número
Sección
Espaço Aberto
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.