O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Á LUZ DA TEORIA COGNITIVA

Autores/as

  • Flávia Nobre Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia https://orcid.org/0000-0002-8695-1442
  • Juliane Amorim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Sirley Leite Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.03-10

Palabras clave:

Cognitivismo. Desenvolvimento. Ensino.

Resumen

O presente artigo surge como resultado de uma pesquisa que tem como foco analisar teorias da psicologia da aprendizagem apontando suas contribuições para a educação e seu auxílio no processo de construção do conhecimento do educando. Para tanto decidimos abordar o desenvolvimento da aprendizagem, baseado na teoria cognitiva. Assim este estudo tem por objetivo evidenciar conceitos e ideologias do desenvolvimento cognitivo dos indivíduos segundo o pensamento de Jean Piaget. Sua teoria do desenvolvimento cognitiva é uma teoria de etapas, que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas perceptíveis. Precisamos nos adaptar ao meio físico e as organizações do ambiente, sempre buscando um equilíbrio. A relação num desenvolvimento sintético mutua e progressivo e acompanhado de 04 processos: esquema, assimilação, acomodação e equilíbrio. Estes que necessitam do tempo para desenvolverem de forma plena sem prejuízo, pois se torna uma sequência que necessita dos processos anteriores para o sucesso no período.

Citas

BAETA, A. M. Psicologia e Educação. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2006.

CHAVES,V.R. Jean Piaget: o raciocínio na criança.

CUNHA, M. V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Afetividade, motivação e construção de conhecimento científico nas aulas desenvolvidas em ambientes naturais. Bauru: Ciências & Cognição, 2008.

MUNARI, A. Jean Piaget. Recife: Fundação Joaquim Nambuco. Editora Massangana, 2010.

GOMES, R.C. S; GHEDIN, E. O Desenvolvimento Cognitivo na Visão de Jean Piaget e Suas Implicações a Educação Científica. Universidade do Estado do Amazonas& Universidade do Estado de Roraima, [s/d].

GOULART, F.O. Desenvolvimento Global Segundo Piaget: período operatório formal. Universidade Luterana do Brasil: Canoas, 2018.

Publicado

2021-02-09

Cómo citar

Nobre Pereira, F., Amorim, J., & Leite Freitas, S. (2021). O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Á LUZ DA TEORIA COGNITIVA. Revista De Ciências Humanas, 21(2), 3–10. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.03-10