PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL / EDUCATIONAL PRACTICES IN ELEMENTARY SCIENCE TEXTBOOKS

Autores/as

  • Ana Carolina Lima Fernandes Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
  • Roque Ismael da Costa Güllich Doutor em Educação nas Ciências. Professor de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências/ Biologia, Pesquisador Líder do GEPECIEM /UFFS.
  • Janice Silvana Novakowski Kierepka Licencianda em Ciências: Biologia, Física e Química. Universidade Federal da Fronteira Sul.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v13i20.356

Palabras clave:

Livro Didático. Práticas Pedagógicas. Ensino de Ciências.

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental que busca analisar como as atividades didáticas são tratadas pelos livros. A análise de conteúdo documental nos permitiu reconhecer 17 diferentes tipologias de atividades didáticas mencionadas nos livros. A discussão acerca da melhoria e de novas possibilidades de uso deste recurso emergiu da análise dos livros a fi m de entender os caminhos didáticos e suas interfaces, permitindo e colaborando para que o aluno formule suas ideias e críticas a partir dos conteúdos abordados.

*

ABSTRACT: This article is the result of research on elementary school science textbooks, which seeks to analyze how the learning
activities are handled by these books. A content analysis of documents allowed us to recognize 17 different types of educational activities mentioned in the books. The discussion about the improvements and new possibilities of using this feature emerged from the analysis of the books in order to understand teaching options and their interfaces, which may enable students to formulate their ideas and criticisms based on the studied contents.

Publicado

2012-10-23

Cómo citar

Fernandes, A. C. L., Güllich, R. I. da C., & Kierepka, J. S. N. (2012). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL / EDUCATIONAL PRACTICES IN ELEMENTARY SCIENCE TEXTBOOKS. Revista De Ciências Humanas, 13(20), p. 111–122. https://doi.org/10.31512/rch.v13i20.356