PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL / EDUCATIONAL PRACTICES IN ELEMENTARY SCIENCE TEXTBOOKS
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v13i20.356Palabras clave:
Livro Didático. Práticas Pedagógicas. Ensino de Ciências.Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental que busca analisar como as atividades didáticas são tratadas pelos livros. A análise de conteúdo documental nos permitiu reconhecer 17 diferentes tipologias de atividades didáticas mencionadas nos livros. A discussão acerca da melhoria e de novas possibilidades de uso deste recurso emergiu da análise dos livros a fi m de entender os caminhos didáticos e suas interfaces, permitindo e colaborando para que o aluno formule suas ideias e críticas a partir dos conteúdos abordados.
*
ABSTRACT: This article is the result of research on elementary school science textbooks, which seeks to analyze how the learning
activities are handled by these books. A content analysis of documents allowed us to recognize 17 different types of educational activities mentioned in the books. The discussion about the improvements and new possibilities of using this feature emerged from the analysis of the books in order to understand teaching options and their interfaces, which may enable students to formulate their ideas and criticisms based on the studied contents.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.