A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUÇÕES A PARTIR DOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-ÁFRICA / LA PEDAGOGÍA DE LA ALTERNANCIA Y SUS REFERENCIALES TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUCCIONES APARTIR DE LOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-Á
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.346Palabras clave:
Pedagogia da Alternância, Referenciais Téoricos e Metodológicos, Brasil-África.Resumen
O artigo objetiva apresentar resultados iniciais de pesquisa vinculados a Projetos desenvolvidos no âmbito do Programade Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)
da UTFPR Câmpus Pato Branco envolvendo alunos africanos
participantes do Programa de Iniciação Científi ca – PIC – Programa de Incentivo à Formação Científi ca de Alunos de Moçambique, Angola e Cabo Verde (PFMCA/PROFOR), nos anos de 2010, 2011 e 2012. Os alunos, juntamente com seus professores orientadores, têm realizado estudos sobre a Pedagogia da Alternância como método pedagógico utilizado nas Casas Familiares Rurais e do Mar, no sul do Brasil. As visitas em CFRs e do Mar, bem como em prropriedade rurais e a famílias de pescadores demonstraram que a Pedagogia da Alternância contribui para o desenvolvimento acadêmico dos jovens, bem como na melhoria das famílias, nas condições de vida nas propriedades rurais e nas atividades pesqueiras.
Publicado
2012-10-10
Cómo citar
Bernartt, M. de L., & Pezarico, G. (2012). A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUÇÕES A PARTIR DOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-ÁFRICA / LA PEDAGOGÍA DE LA ALTERNANCIA Y SUS REFERENCIALES TEÓRICOS METODOLÓGICOS: CONSTRUCCIONES APARTIR DE LOS DIÁLOGOS ENTRE BRASIL-Á. Revista De Ciências Humanas, 12(19), p. 117–136. https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.346
Número
Sección
Dossiê
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.