AS DISPUTAS EM TORNO DOS PROJETOS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: BIBLIOGRAFIA EM ANÁLISE

Autores/as

  • Mateus Saraiva
  • Angela Chagas
  • Maria Beatriz Luce

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.48-68

Resumen

No presente artigo revisamos a bibliografia pertinente às disputas sobre o projeto de Ensino Médio no contexto da Lei 13.415/2017. Na Plataforma Scielo buscamos o termo Ensino Médio associado com currículo e legislação. Foram selecionados cinco textos relativos a legislação e Ensino Médio e 17 a currículo e Ensino Médio. Classificamos os 22 artigos por: ano da publicação, revista, objeto de estudo, metodologia, categoria de análise e resultados encontrados. Na análise, considerando o ciclo da política, sujeitos e suas ações, e a concepção de Ensino Médio, destacamos o que percebemos como central em cada artigo, no tocante aos momentos, sujeitos e epistemologias. Foi possível observar que, na maioria dos textos, os autores salientam a necessidade de enfrentamento da dualidade histórica do Ensino Médio brasileiro e defendem um modelo de educação que integre a formação geral propedêutica com o ensino profissional (REFERÊNCIA). No entanto, a dissonância mostra-se tão singular quanto poderosa (REFERÊNCIA); a voz ímpar ecoa no campo da política educacional, como pode ser visto no conteúdo da reforma do Ensino Médio. 

Publicado

2019-12-17

Cómo citar

Saraiva, M., Chagas, A., & Luce, M. B. (2019). AS DISPUTAS EM TORNO DOS PROJETOS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: BIBLIOGRAFIA EM ANÁLISE. Revista De Ciências Humanas, 20(03), 48–68. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.48-68