AS CONCEPÇÕES DE ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE CIVIL E AS INTERFACES NEOLIBERAIS DA LEI Nº 13.415/17: A IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL EM QUESTÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.22-47

Palabras clave:

Estado. Políticas Públicas. Sociedade Civil. Educação. Ensino Médio.

Resumen

O artigo analisa a relação entre Estado, políticas públicas e sociedade civil na configuração política que sanciona a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, precedida pela MP nº 746/2016 no governo Temer no contexto pós-golpe (2016), com o objetivo de identificar as concepções e as interfaces neoliberais presentes nesta legislação e seus desdobramentos ao ensino médio enquanto última etapa da educação básica. Metodologicamente, utiliza uma abordagem qualitativa, bem como a pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram subsidiados pela análise de conteúdo. Constata-se conceitualmente um Estado de poder soberano e subserviente ao mercado, sucumbido à subordinação dos interesses econômicos sobre os sociais materializadas nas políticas púbicas como ação política desarticulada da construção social, com características da concorrência, da meritocracia e da precarização do público que passa a incidir  sobre a sociedade civil identificada como um conjunto das organizações em oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado na proposta de ensino médio conceitualmente empobrecido, mínimo, diluído e pragmático, pois balizado na fragmentação do conhecimento, subjugado a fragmentação de sua identidade, traduzida como atividade-meio, a partir de uma perspectiva de visão empresarial do mercado.

Biografía del autor/a

Fabiane Lopes de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCUFPR pela Linha de Teoria e Prática. Mestre em educação pela PUCUFPR (2009), Linha de História e Política da educação. Especialista em Psicopedagogia (PUCUFPR (2001) e em Linguística aplicada à produção de texto (UNIRON,2005) e Aprendizagem Cooperativa e tecnologias educacionais (PUC BRASÍLIA, 2006). Graduada em Pedagogia pela PUCUFPR (1999), Professora na PUCUFPR nos cursos de Licenciatura e Pedagogia. Membro do Grupo EM Pesquisa -Observatório do ensino médio UFPR.

Alice Raquel Maia Negrão, UFPA Universidade Federal do Pará

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Educação Básica-PPEB/NEB/UFPA; participante do Grupo EM Pesquisa/Observatório do ensino médio como aluna externa em mobilidade acadêmica na UFPR pelo Programa de Intercâmbio Discente PROCAD/AMAZÔNIA/UFPA. Servidora Pública da rede de ensino municipal e Especialista em educação pela Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

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Publicado

2019-12-17

Cómo citar

Lopes de Oliveira, F., & Maia Negrão, A. R. (2019). AS CONCEPÇÕES DE ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE CIVIL E AS INTERFACES NEOLIBERAIS DA LEI Nº 13.415/17: A IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL EM QUESTÃO. Revista De Ciências Humanas, 20(03), 22–47. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.22-47