PROJETOS DE VIDA, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.145-165

Palabras clave:

Juventude, Projetos de vida, Ensino Médio

Resumen

A noção de projetos de vida surge como uma categoria que busca explicar o fenômeno das decisões e escolhas dos indivíduos. De modo específico, alguns estudos têm se dedicado a pensar este conceito a partir da juventude, talvez pelo fato de que, no imaginário social, os jovens estão na fase da vida na qual ter projetos é basicamente uma obrigação. Esta foi a questão central que, inicialmente, orientou as reflexões contidas neste ensaio, que buscou discutir teoricamente a categoria projetos de vida, por meio de uma revisão bibliográfica de dissertações de mestrado disponíveis na BDTD. Interessa-nos especificamente compreender o que as pesquisas nos dizem sobre como essa categoria tem sido tratada no contexto educacional. O artigo se organiza buscando conhecer as concepções de projeto de vida presentes nas pesquisas analisadas, agrupando-as em categorias e observando os referenciais teóricos centrais nos quais se embasam a fim de compreender as interfaces construídas entre projetos de vida, juventude e escola.   

Biografía del autor/a

Michela Augusta de Moraes e Sousa, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão - UFG

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás - Catalão. Especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-RJ. Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Experiência como professora de Língua Portuguesa/Literatura/Redação e Projeto de Vida na rede estadual de educação de Goiás e na rede privada de educação em Catalão. Experiência como professora formadora e gestora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Catalão. Experiência como Subsecretária Regional de Educação, Esporte e Cultura do Estado de Goiás na regional de Catalão. Experiência como secretária geral no CEPI da PMG Polivalente Dr Tharsis Campos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Goiás em Catalão. Área de pesquisa: As Juventudes e seus projetos de vida.

Maria Zenaide ALVES, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão - UFG

Professora na Universidade Federal de Goiás (Campus Catalão). Formada em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre pelo programa Mestrado Europeu de Estudos e Desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais, Universidade do Porto-PT. Doutora em Educação pela UFMG, com estágio sandwiche na Columbia University. Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo (NEPCampo). Membro do programa Observatório da Juventude da UFMG. Experiência profissional: docência na educação básica, graduação e pós-graduação, coordenação pedagógica, formação de jovens e formação inicial e continuada de professores. Temas de interesse: juventude; educação popular; educação do campo; formação de professores; migração; transnacionalismo; projetos de vida

Citas

ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 02, p. 375-390, abr./jun. 2015. http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n2/1517-9702-ep-41-2-0375.pdf. 04/05/2019.

ALVES, Maria Zenaide. Ser alguém na vida: condição juvenil e projetos de vida de jovens moradores de um município rural da microrregião de Governador Valadares-MG. 2013. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

ANJOS, Tiago Ribeiro. Projeto de vida e ENEM: uma análise do questionário socioeconômico e suas implicações para o ensino médio. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

CINATI, Anderson. Escola, consumo e projetos de vida na visão de jovens estudantes de uma escola pública e outra privada no interior do estado de São Paulo. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

DANZA, Hanna Cebel. Projetos de vida e educação moral: um estudo na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. 2014. 261f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação/USP, São Paulo, 2014.

DAYRELL, Juarez. Pedagogia da juventude. A escola precisa reconhecer o jovem por trás do aluno e adaptar a ele seus processos educativos. In: http://www.ondajovem.com.br/acervo/1/pedagogia-da-juventude. 04/05/2019.

FODRA, Sandra Maria. O projeto de vida no ensino médio: o olhar dos professores de História. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

HURTADO, Daniela Haertel. Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação USP, São Paulo, 2012.

LEITE, Ana Cláudia Caldas de Arruda. A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

LEÓN, Oscar Dávila. Adolescência e Juventude: das noções às abordagens. AÇÃO EDUCATIVA, São Paulo. Disponível in: http://library.fes.de/pdffiles/bueros/brasilien/05623.pdf. 04/05/2019.

LOUREIRO, Terezinha de Jesus Lyrio. Juventude e projetos de futuro: possibilidades e sentidos do trabalho para os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). 2013, 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.

MATTIELO JUNIOR, Gilberto Luiz. O amanhã de quem cresce: influências e valores presentes na constituição de projetos de vida de jovens adolescentes de um curso técnico de uma instituição estadual. 2015. 141f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.

OLIVEIRA, Antonia Aleksandra Mendes. Na terra da luz: o sol nasce para todos, mas a sombra é para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

PAIVA, Camila Ferreira Lopes. Os desafios e limites na construção do projeto profissional dos jovens que frequentam o ensino médio público e privado. 2013. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.

SHIBUYA, Clécia Lorena do Amaral. Do virtual ao real: implicações da internet nos projetos de vida do adolescente. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.

SILVA FILHO, Geuid Cavalcante da. Formação, projetos profissionais e projetos de vida: olhares dos estudantes do curso de técnico em administração integrado ao ensino médio do IFPI – Campus de São Raimundo Nonato. 2018. 240f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, 2018, São Paulo.

SILVA, Alexandre Bernardo da. Escolhas possíveis em futuros incertos: a escola e a construção do projeto de vida profissional na adolescência. 2017. 150f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.

SILVA, Debora Linhares. Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE. 2016. 142f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.

SOUSA, Kamila Costa. Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

VILLAS, Sara; NONATO, Symaira. Juventude e projetos de Futuro. In: Cadernos temáticos: juventude brasileira e Ensino Médio / Licinia Maria Correa, Maria Zenaide Alves, Carla Linhares Maia, organizadoras. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Sousa, M. A. de M. e, & ALVES, M. Z. (2019). PROJETOS DE VIDA, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 20(02), 145–165. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.145-165