PROJETOS DE VIDA, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.145-165Palabras clave:
Juventude, Projetos de vida, Ensino MédioResumen
A noção de projetos de vida surge como uma categoria que busca explicar o fenômeno das decisões e escolhas dos indivíduos. De modo específico, alguns estudos têm se dedicado a pensar este conceito a partir da juventude, talvez pelo fato de que, no imaginário social, os jovens estão na fase da vida na qual ter projetos é basicamente uma obrigação. Esta foi a questão central que, inicialmente, orientou as reflexões contidas neste ensaio, que buscou discutir teoricamente a categoria projetos de vida, por meio de uma revisão bibliográfica de dissertações de mestrado disponíveis na BDTD. Interessa-nos especificamente compreender o que as pesquisas nos dizem sobre como essa categoria tem sido tratada no contexto educacional. O artigo se organiza buscando conhecer as concepções de projeto de vida presentes nas pesquisas analisadas, agrupando-as em categorias e observando os referenciais teóricos centrais nos quais se embasam a fim de compreender as interfaces construídas entre projetos de vida, juventude e escola.
Citas
ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 02, p. 375-390, abr./jun. 2015. http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n2/1517-9702-ep-41-2-0375.pdf. 04/05/2019.
ALVES, Maria Zenaide. Ser alguém na vida: condição juvenil e projetos de vida de jovens moradores de um município rural da microrregião de Governador Valadares-MG. 2013. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
ANJOS, Tiago Ribeiro. Projeto de vida e ENEM: uma análise do questionário socioeconômico e suas implicações para o ensino médio. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
CINATI, Anderson. Escola, consumo e projetos de vida na visão de jovens estudantes de uma escola pública e outra privada no interior do estado de São Paulo. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.
DANZA, Hanna Cebel. Projetos de vida e educação moral: um estudo na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. 2014. 261f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Educação/USP, São Paulo, 2014.
DAYRELL, Juarez. Pedagogia da juventude. A escola precisa reconhecer o jovem por trás do aluno e adaptar a ele seus processos educativos. In: http://www.ondajovem.com.br/acervo/1/pedagogia-da-juventude. 04/05/2019.
FODRA, Sandra Maria. O projeto de vida no ensino médio: o olhar dos professores de História. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
HURTADO, Daniela Haertel. Projetos de vida e projetos vitais: um estudo sobre projetos de jovens estudantes em condição de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação USP, São Paulo, 2012.
LEITE, Ana Cláudia Caldas de Arruda. A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
LEÓN, Oscar Dávila. Adolescência e Juventude: das noções às abordagens. AÇÃO EDUCATIVA, São Paulo. Disponível in: http://library.fes.de/pdffiles/bueros/brasilien/05623.pdf. 04/05/2019.
LOUREIRO, Terezinha de Jesus Lyrio. Juventude e projetos de futuro: possibilidades e sentidos do trabalho para os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). 2013, 103 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013.
MATTIELO JUNIOR, Gilberto Luiz. O amanhã de quem cresce: influências e valores presentes na constituição de projetos de vida de jovens adolescentes de um curso técnico de uma instituição estadual. 2015. 141f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.
OLIVEIRA, Antonia Aleksandra Mendes. Na terra da luz: o sol nasce para todos, mas a sombra é para poucos. Projetos de vida e campo de possibilidades de jovens das classes populares. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
PAIVA, Camila Ferreira Lopes. Os desafios e limites na construção do projeto profissional dos jovens que frequentam o ensino médio público e privado. 2013. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
SHIBUYA, Clécia Lorena do Amaral. Do virtual ao real: implicações da internet nos projetos de vida do adolescente. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2012.
SILVA FILHO, Geuid Cavalcante da. Formação, projetos profissionais e projetos de vida: olhares dos estudantes do curso de técnico em administração integrado ao ensino médio do IFPI – Campus de São Raimundo Nonato. 2018. 240f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, 2018, São Paulo.
SILVA, Alexandre Bernardo da. Escolhas possíveis em futuros incertos: a escola e a construção do projeto de vida profissional na adolescência. 2017. 150f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.
SILVA, Debora Linhares. Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE. 2016. 142f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.
SOUSA, Kamila Costa. Percursos e projetos de vida das juventudes egressas da escola do campo. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
VILLAS, Sara; NONATO, Symaira. Juventude e projetos de Futuro. In: Cadernos temáticos: juventude brasileira e Ensino Médio / Licinia Maria Correa, Maria Zenaide Alves, Carla Linhares Maia, organizadoras. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.