A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROGRAMA DE ESTUDANTES - CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO: CARACTERIZAÇÕES PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.109-128Palabras clave:
Educação Superior, Internacionalização, Programa PEC-PG.Resumen
Analisar os movimentos contemporâneos da internacionalização da Educação Superior, pressupõe compreendê-los como inseridos num pano de fundo complexo e implicados pelas relações de interculturalidade. Nesse sentido, este estudo tem como enfoque a internacionalização da Educação Superior no contexto da Cooperação Sul-Sul (CSS), especificamente, no que concerne ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Para tanto, tem por objetivo caracterizar e discutir elementos preliminares do Programa PEC-PG, bem como, compreender aspectos de caráter geopolítico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipo descritivo, de análise documental. Os resultados demonstram que há grande procura por áreas de conhecimento que possuem maior ênfase na aplicação de técnicas e tecnologias voltadas ao mercado de trabalho. Além disso, verifica-se que o PEC-PG, historicamente, vinculava-se principalmente com países da América Latina, tendo como principal justificativa a facilidade de acesso e intercâmbio. Contudo, a partir de 2003 houve uma grande aproximação entre Brasil e África, a partir da CSS, por decorrência de aspectos históricos e culturais muito semelhantes. A partir disso, observa-se a presença das ambições e justificativas da internacionalização da Educação Superior na CSS, como fortalecedor de aspectos sociais, políticos, econômicos e de CT&I. O olhar sobre o Programa PEC-PG evidencia que este corrobora diretamente com as premissas da internacionalização da Educação Superior e das relações de interculturalidade quando atua junto ao fortalecimento dos países envolvidos, onde o Brasil é um país de destaque por protagoniza-lo em uma posição central desta cooperação.Citas
AMARAL, J. B. Atravessando o Atlântico: o Programa Estudante Convênio de Graduação e a cooperação educacional brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional. Universidade de Brasília, Brasília.
BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal, 1994.
BRASIL. Agencia Brasileira de Cooperação. In: Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.abc.gov.br/SobreABC/Historico. Acesso em: jun/2017
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Diretrizes para o desenvolvimento da cooperação técnica internacional multilateral e bilateral. 4. ed. Brasília, 2014.
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Programa de Estudante-Convênio de Graduação – PEC-G. 2018 Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/G/historico/introducao.php. Acesso em: abr/2018.
CAPES. Manual do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Brasília, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/plano-nacional-de-pos-graduacao. Acesso em: abr/2018.
CHEDIEK. J. A Cooperação Sul-Sul O papel do Brasil na Cooperação Sul-Sul: um estudo analítico e histórico. In: ALMINO, J; LIMA, S. E. M. 30 anos da abc: visões da cooperação técnica internacional brasileira. Brasília: FUNAG, 2017. p. 41-71.
FEIJÓ, R. N. A internacionalização da educação superior no Brasil: um estudo de caso de alunos estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS. 2013.Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IPEA – Instituto de pesquisa econômica aplicada. Cooperação brasileira para o desenvolvimento internacional: 2011 – 2013. Brasília: Ipea, 2016.
KNIGHT, J. Cinco verdades a respeito da internacionalização, 2012. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/cinco-verdades-a-respeito-da-internacionalizacao. Acesso em: jun/2017.
KNIGHT, J. Modèle d’internationalisation ou comment faire face aux réalités et enjeux nouveaux. In: OCDE. L’enseignement supérieur en Amérique latine: la dimension internationale. Paris: Organization de Coopération et de Développement Économique, 2005. p. 11-45.
LASTRES, H; ALBAGLI, S. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
LIBERATO. E. A Formação de Quadros Angolanos no Exterior: Estudantes angolanos em Portugal e no Brasil. Caderno de Estudos Africanos. Lisboa. v. 23 p. 109-130, 2012.
MILANI, C.R. S; CONCEIÇÃO, Francisco Carlos da; M’BUNDE, Timóteo Saba. Cooperação Sul-Sul em Educação e Relações Brasil-PALOP. Caderno CRH, Salvador, v. 29, n. 76, p.13-32, jan. 2016. Semestral. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010349792016000100013&lng=en&nrm=iso Acesso em: jul/2017.
MOROSINI, M C. Estado do conhecimento sobre a internacionalização da Educação Superior. Educar. Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006.
MOROSINI, M C; NASCIMENTO, L M. Internacionalização da educação superior no brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 33. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-6982017000100109&lng=en&nrm=iso Acesso em: jul/2017
STALLIVIERI, Luciane. Estratégias de internacionalização das Universidades brasileiras. Caxias do Sul: EDUCS, 2004.
WIT, H. Repensando o conceito da internacionalização. Revista Ensino Superior, Campinas, fev. 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/repensando-o-conceito-da-internacionalizacao>. Acesso em: dez/2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.