LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA (UFSC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES GUARANI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.84-108

Palabras clave:

Licenciatura Intercultural Indígena. Universidade Federal de Santa Catarina. Formação de professores Guarani.

Resumen

O presente artigo resulta da pesquisa Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC: contribuições na formação de professores para a educação escolar do povo Guarani da Terra Indígena M’Biguaçu. Além de dialogarmos com produções acadêmicas sobre os Guarani, pesquisamos o Plano Político Pedagógico do Curso de Licenciatura (2009; 2016) e realizamos entrevistas com uma docente da licenciatura, a Coordenadora Pedagógica e três graduandos Guarani da turma de 2016. Apresentamos o curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina e trazemos apontamentos sobre a formação de professores Guarani da Terra Indígena M’Biguaçu e como a licenciatura contribui para seu trabalho na escola da terra indígena.

Biografía del autor/a

Jéssica Lícia da Assumpção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Discente de mestrado em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de História Indígena (LABHIN) - UFSC. Licenciada e bacharela em História pela UFSC.

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa e orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais.

Publicado

2019-09-30

Cómo citar

Assumpção, J. L. da, & Paim, E. A. (2019). LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DO SUL DA MATA ATLÂNTICA (UFSC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES GUARANI. Revista De Ciências Humanas, 20(02), 84–108. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.84-108