ATAQUE AO PENSAMENTO CRÍTICO E O NASCIMENTO DE UM NICHO NO MERCADO EDUCATIVO.

Autores/as

  • Verônica Ventorini Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS https://orcid.org/0000-0002-0376-591X
  • Berenice Corsetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha 1: educação, história e políticas.

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.129-144

Palabras clave:

Educação, Ética, Paulo Freire, Escola Sem Partido.

Resumen

O ensaio que apresentamos é oriundo de um estudo sistemático sobre a fundamentação ética da educação a partir do Movimento Escola Sem Partido (MESP). Tratamos o assunto, neste texto, a partir do campo das políticas para educação, tomando como referência nosso tempo caracterizado pelas relações entre os setores público e privado, que conferem caráter de mercadoria a direitos básicos do cidadão. A educação, um desses direitos, há muito é permeada por parcerias que desfiguram seu caráter de pilar fundador do Estado de Direito. Ainda observamos um segundo fenômeno, o movimento das ideias pedagógicas descortinado nessas organizações que interferem diretamente na educação. Nossos estudos buscam acessar esse fenômeno observando o modo como se apresenta, estrutura e justifica o Movimento Escola Sem Partido. Em nosso ensaio propomos apresentar a instrumentalização da crítica a Paulo Freire, presente no MESP, como fundamento de sustentação para uma possível parceria público-privada, às custas da dignidade dos profissionais e das instituições de educação básica e superior brasileiras, bem como do pensamento de uma referência planetária no campo educativo e do legado oriundo das teorias críticas.

Biografía del autor/a

Verônica Ventorini Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha 1: educação, história e políticas.

Citas

AFONSO, Almerindo Janela. Protagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em educação. Educação e Sociedade, vol.31, n.113, pp.1137-1156, 2010.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BARROSO, João. Políticas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.

FILHO, Luiz Lopes Diniz. Paulo Freire e a “Educação Bancária’ Ideologizada. Disponível em <http://www.escolasempartido.org/artigos-top/382-paulo-freire-e-a-educacao-bancaria-ideologizada>. Acesso em: 16 de abr. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

GADAMER, Hans-Geog. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2013.

GADAMER, Hans-Geog. Verdade e método II: Complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2011.

GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo avesso. Porto Alegre: L&PM Editores. 2009.

GOERGEN, Pedro. A educação como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Educação e Sociedade, vol.34, n.124, pp.723-742, 2013.

MORES, Vinicius de. Operário em Construção. Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-operario-em-construcao>. Acesso em: 26 de abr. 2018.

Archivos adicionales

Publicado

2019-05-02

Cómo citar

Ferreira, V. V., & Corsetti, B. (2019). ATAQUE AO PENSAMENTO CRÍTICO E O NASCIMENTO DE UM NICHO NO MERCADO EDUCATIVO. Revista De Ciências Humanas, 20(02), 129–144. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.129-144