ATAQUE AO PENSAMENTO CRÍTICO E O NASCIMENTO DE UM NICHO NO MERCADO EDUCATIVO.
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.129-144Palabras clave:
Educação, Ética, Paulo Freire, Escola Sem Partido.Resumen
O ensaio que apresentamos é oriundo de um estudo sistemático sobre a fundamentação ética da educação a partir do Movimento Escola Sem Partido (MESP). Tratamos o assunto, neste texto, a partir do campo das políticas para educação, tomando como referência nosso tempo caracterizado pelas relações entre os setores público e privado, que conferem caráter de mercadoria a direitos básicos do cidadão. A educação, um desses direitos, há muito é permeada por parcerias que desfiguram seu caráter de pilar fundador do Estado de Direito. Ainda observamos um segundo fenômeno, o movimento das ideias pedagógicas descortinado nessas organizações que interferem diretamente na educação. Nossos estudos buscam acessar esse fenômeno observando o modo como se apresenta, estrutura e justifica o Movimento Escola Sem Partido. Em nosso ensaio propomos apresentar a instrumentalização da crítica a Paulo Freire, presente no MESP, como fundamento de sustentação para uma possível parceria público-privada, às custas da dignidade dos profissionais e das instituições de educação básica e superior brasileiras, bem como do pensamento de uma referência planetária no campo educativo e do legado oriundo das teorias críticas.
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. Protagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em educação. Educação e Sociedade, vol.31, n.113, pp.1137-1156, 2010.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARROSO, João. Políticas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.
FILHO, Luiz Lopes Diniz. Paulo Freire e a “Educação Bancária’ Ideologizada. Disponível em <http://www.escolasempartido.org/artigos-top/382-paulo-freire-e-a-educacao-bancaria-ideologizada>. Acesso em: 16 de abr. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
GADAMER, Hans-Geog. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2013.
GADAMER, Hans-Geog. Verdade e método II: Complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2011.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo avesso. Porto Alegre: L&PM Editores. 2009.
GOERGEN, Pedro. A educação como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Educação e Sociedade, vol.34, n.124, pp.723-742, 2013.
MORES, Vinicius de. Operário em Construção. Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-operario-em-construcao>. Acesso em: 26 de abr. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.