FORMAÇÃO DE LEITORES E USO DE BLOGS: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Autores/as

  • Laísa Veroneze Bisol Universidade Federal de Santa Maria
  • Andiara Zandoná Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.03.69-82

Palabras clave:

Formação de leitores, Comunicação multimídia, Blog, Tecnologias, Interatividade.

Resumen

Este trabalho consiste no estudo da formação de leitores, considerando as diversas possibilidades que existem hoje no que diz respeito a tecnologias, em especial, ferramentas de comunicação multimídia. Esta pesquisa é realizada a partir de revisão bibliográfica e, ainda, considerando um relato de experiência das autoras, que propuseram como atividade avaliativa de uma disciplina ministrada para o curso de Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, a confecção de blogs como forma de estimular a leitura de obras de leitores consagrados na literatura brasileira. A fundamentação está baseada em proposições de Wilson de Pádua Paula Filho, Elisabeth Saad Corrêa, Maria João Gomes, Joseane Maia e outros estudiosos do tema. Através desta pesquisa é reafirmada a necessidade da utilização das ferramentas tecnológicas e multimidiáticas disponíveis atualmente a fim de formar professores que deverão transmitir informações aos seus alunos de forma mais atrativa e interativa.

Biografía del autor/a

Laísa Veroneze Bisol, Universidade Federal de Santa Maria

Jornalista (UFSM). Mestre em Letras – Literatura Comparada (URI). Doutoranda em Letras – Estudos Literários (UFSM).

Andiara Zandoná, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Letras Inglês Português e suas respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen. Professora da Rede Municipal de ensino no município de Cerro Grande, RS. Mestre em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen. Além disso, Especialista em Língua e Cultura Inglesa na mesma instituição.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. 

Citas

CARVALHO A. M. C. P. & DOMINGO, R. P. As tecnologias de informação e comunicação (TCI) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna. Revista Letras Rara, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: <http://150.165.111.246/revistarepol/index.php/RLR/article/view/82/84>. Acesso em: 17 dez. 2014.

CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital e novas mídias institucionais. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2009.

ERICO Verissimo em evidência. 2013. Disponível em < http://ericoemevidencias.blogspot.com.br/>. Acesso em: 28 jun. 2014.

FILHO, Wilson de Pádua Paula. O que é multimídia. Disponível em: <http://www.noginfo.com.br/arquivos/CC_SI_SM_T_002.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2014.

FREITAS, A. V. ; LEITE, L. S. Capacitação de professores na sociedade contemporânea: obstáculos e desafíos. Educação em destaque, Juiz de Fora, v. 1, n. 2, p. 01-14, 2 sem. 2008.

GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Anais do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05, Leiria, Portugal, p. 311-315, nov. 2005.

MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.

O gaúcho na literatura. Disponível em < http://ogauchonaliteratura.blogspot.com.br/>. 2013. Acesso em: 28 jun. 2014.

POESIA sul rio-grandense. 2013. Disponível em: < http://poesiasulriograndense.blogspot.com.br/>. Acesso em: 28 jun. 2014.

REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: Linguagens, códigos e suas Tecnologias/Secretaria do Estado da Educação – Porto Alegre: 2009. v.1.

SEGABINAZI, D. M. Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na universidade do século XXI. 2011. 275 p. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. Disponível em: <http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1808>. Acesso em: 17 dez. 2014.

Publicado

2019-02-04

Cómo citar

Bisol, L. V., Zandoná, A., & Porto, A. P. T. (2019). FORMAÇÃO DE LEITORES E USO DE BLOGS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. Revista De Ciências Humanas, 19(03), 69–82. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.03.69-82