ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Maria de Lourdes Prolo Mazzonetto
  • Antônio Carlos Moreira

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.294

Resumen

Ao entrar na escola, o aluno já tem um saber geográfico. Ele permanentemente constrói um saber sobre o espaço organizado, e
essa construção está vinculada ao papel que ele desempenha nas relações sociais de produção. A Geografia tem como objetivo o estudo do espaço construído e reconstruído pelos homens, sua organização social, as condições naturais do mesmo, e o entendimento deste espaço deve ser trabalhado desde a pré-escola. Com o objetivo de estudar, compreender e analisar a construção da noção do espaço nas séries iniciais, apresenta-se um referencial teórico que busca identificar a importância da alfabetização geográfica. A Geografia deve trabalhar o espaço a partir de representações concretas, partindo da realidade do aluno, já que ele aprende melhor aquilo que tem significado para ele.

Publicado

2012-09-13

Cómo citar

Mazzonetto, M. de L. P., & Moreira, A. C. (2012). ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Ciências Humanas, 7(9), p. 121–132. https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.294

Número

Sección

Dossiê