LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O ENTORNO

Autores/as

  • Luci Mary Duso Pacheco URI
  • Hedi Maria Luft
  • Maria Clara Bueno Fischer

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.290

Resumen

O presente artigo busca explorar o sentido da educação hoje. As reformas institucionais, a globalização ascendente, as incertezas sobre como encaminhar os processos educativos formais neste universo, desenham mapas que nos colocam frente a possibilidades, mas também colocam limites. As mudanças sociais ultrapassam o ritmo da mudança escolar; o valor do trabalho é cada vez mais oscilante; o acesso e a permanência com qualidade estão mal acomodados na escola; há uma demasiada turbulência que merece uma reflexão mais aprofundada no sentido despertar para novos focos de luz. Desta forma o texto anuncia duas vivências. Uma relacionada à Educação do Campo, e a outra, sobre o Programa Alfabetiza Rio Grande, às quais trabalham com o objetivo de visualizar caminhos de ressignificação para a educação.

Publicado

2012-09-13

Cómo citar

Pacheco, L. M. D., Luft, H. M., & Fischer, M. C. B. (2012). LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O ENTORNO. Revista De Ciências Humanas, 7(9), p. 43–70. https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.290

Número

Sección

Dossiê