HISTÓRIA, “ENSINANTES-APRENDENTES”: FORMAÇÃO VS PRÁTICA

Autores/as

  • Adriana F. da Silva
  • Ironita P. Machado
  • Sirlei Rossoni

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.286

Resumen

O presente artigo busca refletir projeção e prática articuladora de integralização da graduação, da pesquisa e da extensão, tendo por referencial a experiência da atuação de graduandos do Curso de História como estagiários em museu. Este artigo, baseado em estudo de caso em espaço não-formal, contextualiza e analisa os limites e as possibilidades da formação docente, centrando na discussão a aprendizagem dos próprios métodos das diferentes disciplinas, áreas de estudo e de conteúdos como aspectos mutuamente inclusivos de uma mesma formação docente - professor-pesquisador de história: teoria vs prática. O objeto em tela foi possível pelo desenvolvimento de pesquisas enfocando a formação docente, estratégias de pesquisa e redes de conhecimento, através da mediação dos métodos da etnografia e
formação, da investigação-ação e investigação-formação, que, por
sua vez, aqui será situada como forma de reforçar a importância e
a necessidade de introduzirmos mecanismos de integração da pesquisa com o ensino, na formação docente reflexiva.

Publicado

2012-09-06

Cómo citar

Silva, A. F. da, Machado, I. P., & Rossoni, S. (2012). HISTÓRIA, “ENSINANTES-APRENDENTES”: FORMAÇÃO VS PRÁTICA. Revista De Ciências Humanas, 7(8), p. 135–156. https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.286

Número

Sección

Dossiê