RESENHA CRÍTICA DO LIVRO HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO DE NADJA HERMANN

Autores/as

  • Sara Dagios Bortoluzzi

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v5i5.250

Resumen

Nádja Hermann a partir de sua prática como docente e pesquisadora da UFRGS, nos apresenta um texto no qual esclarece o significado da hermenêutica e o contexto filosófico em que esta se origina desde a mitologia grega aos nossos dias. É um texto com posicionamento explicito e provocativo que convoca ao debate e a reflexão, principalmente sobre as questões a cerca do processo de educar. Aponta a produtividade desse modo filosófico de pensar o mundo, dizendo que a hermenêutica pode oferecer uma contribuição valiosa às ciências humanas e também para a educação, sobretudo na medida em que permite um autoesclarecimento de suas bases teóricas e de suas contradições, e umarevisão dos limites das regras metodológicas impostas de forma única e definitiva como aparecem na pedagogia tradicional-cientificista. Faz uma aproximação reflexiva da educação a partir de suas possibilidades compreensivas reforçando que a educação é por excelência, o lugar do diálogo, portanto da palavra e da reflexão que ultrapassa a apropriação dos conhecimentos para nos conduzir a formação pessoal. Desde que podemos dizer a palavra, estamos em constante conversação com o mundo, instaurando a possibilidade de educar.

Publicado

2012-08-16

Cómo citar

Bortoluzzi, S. D. (2012). RESENHA CRÍTICA DO LIVRO HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO DE NADJA HERMANN. Revista De Ciências Humanas, 5(5), p. 181–188. https://doi.org/10.31512/rch.v5i5.250

Número

Sección

Dossiê