FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA

Autores/as

  • Luciane Magalhães Corte Real
  • Silvia Regina Canan

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.233

Resumen

O presente artigo tem por objetivo promover uma discussão sobre o trabalho de filosofia com crianças na escola e a relação deste com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Os fundamentos teóricos do texto transitam entre os estudos de Matthew Lipman e Jean Piaget, a partir dos quais outros autores são visitados. A proposição contida neste artigo é de que a filosofia deve fazer parte do cotidiano da escola desde a educação infantil, pois, através do seu trabalho, poderá proporcionar espaços para o desenvolvimento de pesquisas, leituras,
discussões de pontos de vista os quais são pressupostos da formação do sujeito autônomo.

Publicado

2012-08-15

Cómo citar

Corte Real, L. M., & Canan, S. R. (2012). FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. Revista De Ciências Humanas, 4(4), p. 53–68. https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.233

Número

Sección

Dossiê