ORTEGA Y GASSET: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO NA ATUALIDADE

Autores/as

  • Rômulo José Oliveira Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP
  • Cláudio Marcondes de Castro Filho

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2207

Palabras clave:

Educação, Ensino, Ortega y Gasset

Resumen

Este artigo apresenta as principais contribuições de José Ortega Y Gasset para o processo de ensino na atualidade. Fortemente influenciado pela filosofia neokantiana, o interesse aqui se volta ao filósofo enquanto pedagogo. Gasset, no transcorrer das fases que caracterizam seu percurso intelectual (Idealista, Vitalista e Maturidade), concebe o ato de estudar como sendo contrário à natureza humana, uma vez que a busca pelo saber deve ser originada da necessidade, não do desejo e, com isso, distingue o ensino da ciência (destinado ao estudante comum) da produção de pesquisa (destinada ao pesquisador). Diante dessa proposta, em sintonia com os problemas presentes, o presente artigo pretende repensar todo o processo de ensino à luz de uma proposta que considera a realidade histórico-geográfica como ponto de partida para uma necessária melhoria educacional.

Biografía del autor/a

Rômulo José Oliveira, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP/USP

Mestrando em Educação pela FFCLRP/USP.

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Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Oliveira, R. J., & Castro Filho, C. M. de. (2017). ORTEGA Y GASSET: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO NA ATUALIDADE. Revista De Ciências Humanas, 17(29), 66–87. https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2207