Como é tratada a questão da autonomia na escola?

Autores/as

  • Silvia Regina Canan

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.206

Resumen

A construção deste trabalho de pesquisa teve como propósito compreender a relação existente entre a postura metodológica e epistemológica do professor e a construção da autonomia dos alunos. Para atendermos a esse objetivo, buscamos apoio teórico na Epistemologia Genética de Jean Piaget nas obras de Paulo Freire, especialmente no que se refere ao processo de tomada de consciência e de conscientização. Com Piaget compreendemos que a moral não é inata nos seres humanos nem imposta simplesmente pelo meio social; é, ao contrário, resultado de um longo processo de construção. Com Freire, aprendemos que o processo de conscientização pelo qual che­gamos à consciência crítica, pode significar o ponto de partida de uma prática pedagógica comprometida com a construção de um aluno mais autônomo.

Publicado

2012-08-09

Cómo citar

Canan, S. R. (2012). Como é tratada a questão da autonomia na escola?. Revista De Ciências Humanas, 1(1), p. 111–127. https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.206

Número

Sección

Dossiê