A refundamentação da educação popular à luz de uma nova racionalidade proposta por Freire e Habermas
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.205Resumen
O texto aborda a temática da Educação Popular em seu desafio de refundamentar suas práticas sociais em um contexto histórico a partir do qual se alteram rapidamente as correlações de forças políticas, as estruturas de poder econômico e as realidades socioculturais. A discussão central gira em torno dos caminhos alternativos que poderemos construir no futuro próximo se levarmos a sério as demandas dos novos movimentos sociais e a emergência das diferentes formas de organizar a sociedade civil. O pano de fundo dessa reflexão tem como aporte teórico uma síntese das propostas de Freire e Habermas enquanto caminho para reconstruir o projeto emancipatório de sociedade à luz da reconstrução da cultura, da racionalidade humana e da reinvenção do poder político.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.